Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 6 de Agosto de 2025 | Horário: 14:56
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo inicia Ciclo de Palestras sobre Arborização Urbana para capacitação técnica

Iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente propõe encontros com servidores de diversas secretarias para aperfeiçoamento da gestão arbórea na capital paulista

Sala de eventos com algumas pessoas em pé conversando em frente a uma tela de projeção. A projeção exibe a apresentação intitulada “Plano Municipal de Arborização Urbana – PMAU”, com o nome da engenheira agrônoma Priscilla Cerqueira e a sigla SVMA/DAU. No canto superior direito da tela está o logotipo da Prefeitura de São Paulo. A imagem mostra parte de um evento ou seminário relacionado ao tema de arborização urbana.
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA),  iniciou nesta quarta-feira (06/08), o Ciclo de Palestras em Arborização Urbana. O objetivo é promover a qualificação contínua dos técnicos de diversas secretarias por meio de seis encontros semanais, que serão realizados às quartas-feiras até 10 de setembro, na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

A iniciativa integra a Ação 17 do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no eixo “Conhecer”, que tem como foco a produção e disseminação de conhecimento técnico-científico sobre o planejamento, a implantação e o manejo da arborização urbana. As palestras também buscam promover a atualização dos servidores que atuam na gestão arbórea da cidade, além de subsidiar a revisão de normas e legislações municipais.

Esta é a primeira edição do evento, que contará com palestras ministradas por profissionais da própria administração municipal. “Qualificar nossos técnicos é essencial para que a arborização urbana seja planejada e manejada com responsabilidade, eficiência e base técnica. É por meio desta troca de conhecimentos que conseguimos melhorar a cidade e garantir mais qualidade de vida para a população”, destacou Priscilla Cerqueira, diretora da Divisão de Arborização Urbana (DAU) e coordenadora de implementação do PMAU.

Auditório com diversas pessoas sentadas assistindo a uma palestra. Uma mulher está em pé à frente, apresentando uma imagem projetada de uma rua arborizada. O ambiente tem estrutura de madeira no teto, janelas grandes ao fundo e plantas decorativas. O público parece atento à apresentação, que integra um ciclo de palestras sobre arborização urbana.
Fotografia: Daniel Reis / Acervo SVMA

A programação de cada encontro prevê duas palestras, abordando temas como legislação, manejo, educação ambiental e gestão participativa da arborização urbana. A abertura contou com a presença do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, além da coordenadora de Educação Ambiental, Gabriela Chabbouh, e realizada pela própria diretora Priscilla Cerqueira.

Outros temas como manejo arbóreo, com participação de técnicos da Subprefeitura do Butantã; educação ambiental, apresentada por Márcio Yamamo, servidor da UMAPAZ; e o uso de dados na gestão da arborização urbana, tema que será desenvolvido por Giuliano Locosselli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (CENA-USP), com foco na Ação 19, também serão abordados até o fim do ciclo.
 

A imagem mostra o ícone da ODS 8 “trabalho decente e crescimento econômico”, representada por um ícone vermelho escuro, com o desenho de um gráfico de barras ascendentes com uma seta em cima.A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentroO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado. A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz.

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens