Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo reabre Parque Municipal Linear da Consciência Negra recuperando a memória histórica do espaço
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), reabre neste sábado (26/07), o Parque Municipal Linear da Consciência Negra, localizado na região da Cidade Tiradentes. Com um investimento de R$4.189.081,35, o parque contou com diversas melhorias em sua estrutura para que a população possa usufruir de mais uma área verde.
O projeto contemplou um novo acesso principal, incluindo a construção de guarita de vigilância, pergolado em madeira, estacionamento para carros, motos, bicicletas e pessoas com deficiência (PCD), além de iluminação pública, comunicação visual, jardim, drenagem e gradil.
Com área total de 118.530,62 m², o Parque Municipal Linear da Consciência Negra carrega um forte simbolismo: sua implantação resultou da organização popular de setores do movimento negro paulistano. O grupo reivindicou que o espaço fizesse referência à figura de Zumbi de Palmares e fosse capaz de promover uma leitura contemporânea do movimento negro em sintonia com as questões ambientais.
“Com equipamentos que valorizam e resgatam aspectos da cultura negra, o projeto de revitalização também resgatou e atualizou referências, tornando o parque um espaço de valorização cultural e de conexão com a natureza para seus frequentadores”, afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
A requalificação também englobou a reforma da edificação da administração e convivência, com a construção de um pergolado, ampliação dos espaços para vigilantes e manejo, nova fachada e novos acabamentos.
Outras melhorias incluem a requalificação da arquibancada com instalação de sombrite, reforma do quiosque com arquibancada, requalificação dos acessos 2 e 3, ressignificação do terreiro e mini terreiros, além da implantação de um parquinho infantil e de uma Academia da Terceira Idade (ATI). Os caminhos e pontes de travessia de pedestres foram reformados, e o parque recebeu novos mobiliários urbanos e novo plantio.
A vegetação predominante é o eucaliptal, com brejo, remanescentes de Mata Atlântica em estágio inicial de regeneração e área ajardinada com arborização recente. Os destaques da flora são açoita-cavalo (Luehea grandiflora), capixingui (Croton floribundus), embaúba-vermelha (Cecropia glaziovii) e goiabeira (Psidium guajava). Já foram registradas 69 espécies vasculares (Inventário de Flora 2021).
É um dos parques mais biodiversos da zona leste. Já foram observadas 113 espécies de fauna, entre insetos, anfíbios, répteis, mamíferos e aves. Cuiú-cuiú, rabo-branco-de-garganta-rajada, tucano-de-bico-verde, borralhara-assobiadora, barranqueiro-de-olho-branco, flautim e saíra-lagarta são algumas das aves endêmicas de Mata Atlântica que habitam o local. Alguns registros ocasionais e inesperados foram feitos no parque, como o tucano-de-bico-preto, espécie ameaçada de extinção mais comum nas áreas litorâneas do país.
O Parque Consciência Negra está localizado na rua José Francisco Brandão, 330. O horário de funcionamento é das 6 às 18 horas.
Homenagem a Valter Hylário
A cerimônia de reabertura do Parque Linear da Consciência Negra contará com uma homenagem a Valter Hylário, uma das figuras mais emblemáticas na luta por justiça social, preservação da memória histórica e defesa dos direitos da população da Zona Leste de São Paulo, especialmente de Cidade Tiradentes.
Valter dedicou sua vida à transformação da realidade de sua comunidade, sendo idealizador de importantes projetos, entre eles, a luta pela criação do Parque Linear Consciência Negra. Sua trajetória e legado continuam a inspirar novas gerações de cidadãos comprometidos com a igualdade e a transformação social.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk