Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Projeto Territórios da Água leva pesquisadoras à Colômbia em missão técnica sobre gestão de recursos hídricos

Visitas promovem intercâmbio de conhecimentos sobre a conservação de corpos d’água e áreas ribeirinhas
A segunda mostra uma reunião em uma sala envidraçada com vista para a cidade e montanhas ao fundo. Três pessoas estão em discussão, com cadernos e anotações sobre a mesa.
Foto: Acervo SVMA

Entre os dias 11 e 18 de junho, representantes do Projeto Territórios da Água estiveram em visita na Colômbia a convite da Pontificia Universidad Javeriana, para uma série de visitas técnicas com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos sobre a conservação de corpos d’água e áreas ribeirinhas, com passagens pelas cidades de Bogotá, Medellín e Envigado. A iniciativa é da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), financiado pela Fapesp.

A ação internacional contou com a presença de duas pesquisadoras da UFABC que tiveram a oportunidade de conhecer experiências locais de gestão ambiental em contextos semelhantes aos do Brasil. Assim como ocorre em várias cidades brasileiras, áreas próximas a rios e lagos na Colômbia são muitas vezes ocupadas por comunidades em situação de vulnerabilidade social e ambiental. Os desafios para a conservação desses ecossistemas e para a promoção da justiça ambiental são pontos em comum entre os dois países.

Em Bogotá, elas visitaram os bairros Manitas e Alto Fucha, acompanhadas por lideranças comunitárias locais. Já em Medellín e Envigado, participaram de reuniões com gestores das secretarias municipais de meio ambiente, visitando trechos dos rios Medellín e Aburrá e conhecendo projetos voltados à recuperação das margens e ao manejo sustentável dos cursos d’água.

A primeira mostra uma estação de teleférico urbano em uma área de morro, identificada como Estación Manitas, em Medellín (Colômbia). É parte do Metrocable, sistema de transporte público integrado ao metrô da cidade.
Foto: Acervo SVMA

Na Colômbia, as chamadas “rondas hídricas”, áreas adjacentes a rios, lagos e outros corpos d’água, exercem função ecológica e hidrológica semelhante às APPs no Brasil, conforme estabelecido no artigo 83 do Decreto-Lei 2811/1974.

“Conhecer de perto as experiências da Colômbia permite aprimorar nossas ações em São Paulo e fortalecer as políticas públicas que garantem a preservação dos rios e a melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem próximas a eles”, destacou Lígia Pinheiro, Diretora de Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (DEAPT) da SVMA.

Sobre o Projeto

O Projeto Territórios da Água é uma iniciativa conjunta da SVMA, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Observatório Nacional dos Direitos à Água e do Saneamento (Ondas), financiado pela Fapesp. O projeto tem como foco a elaboração de um Programa de Conservação e Recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), propondo ações integradas para mitigar os efeitos da emergência climática, como inundações, secas e degradação ambiental, por meio da proteção dos recursos hídricos e de suas margens.


A imagem mostra o ícone da ODS 6 “água potável e saneamento”, representada por um ícone azul, com o desenho de um copo com o símbolo de uma gota de água no centro e uma flecha indicando para baixo do copo   A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas   A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentro   O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens