Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
São Paulo apresenta avanços em sustentabilidade durante 67º Congresso Estadual de Municípios
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
Entre os dias 26 e 28 deste mês, a cidade de São Paulo sediou pela primeira vez o Congresso Estadual de Municípios, no Mercado Livre Arena Pacaembu. Durante o último dia da programação da 67ª edição do evento, no painel “Plano de Descarbonização: A nova matriz para transição energética e o papel estratégico do biometano”, o titular da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, esteve presente apresentando as políticas públicas de sustentabilidade e resiliência na cidade.
Também integraram o painel os secretários Renato Nalini (Mudanças Climáticas), Rodrigo Goulart (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Celso Jorge Cadeira (Mobilidade e Trânsito) e Clodoaldo Pelizzoni (Planejamento), além de representantes da Fiesp, Comgás, Grupo Solví, ABIOGÁS, LOGA e Necta, para discutir os caminhos da transição energética, com ênfase em fontes renováveis, biocombustíveis, ampliação de áreas verdes e soluções adaptadas às necessidades dos municípios.
Entre os destaques da pasta compartilhados com o público de prefeitos e autoridades municipais estão a preservação e ampliação da cobertura vegetal na cidade, atualmente em mais de 50%, por meio da presença de 120 parques municipais, sendo 12 deles entregues desde 2021, e também 15% do território com áreas protegidas, com a assinatura da Declaração de Utilidade Pública (DUP), que vão alcançar 26% quando finalizadas, o equivalente a área da cidade de Paris, na França. A Central de Monitoramento contra incêndios e queimadas florestais e projetos arquitetônicos sustentáveis, como do Parque Natural Fazenda do Carmo, também foram incorporados na apresentação.
A eletrificação dos ônibus municipais foi outro destaque durante o painel. A frota sustentável da capital paulista é a maior de coletivos não poluentes do país, segundo a plataforma internacional E-Bus Radar. Atualmente totalizam 841 veículos movidos a energia limpa no sistema municipal de transporte. Cada ônibus elétrico deixa de emitir, em média, 87 toneladas de CO₂ (dióxido de carbono) por ano, com a redução da queima de 35 mil litros de óleo diesel. “Cada veículo movido a energia limpa é o equivalente ao que 6.464 árvores podem absorver ao longo de um ano. É um ganho muito expressivo para o Meio Ambiente e a qualidade de vida da população”, reforça Ashiuchi.
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
Além dos ônibus, a Prefeitura de São Paulo também conta com mais de 60 caminhões de coleta de resíduos sólidos movidos a biometano, quadriciclos e triciclos elétricos, que estavam expostos durante o Congresso, para que outros municípios pudessem conhecer as tecnologias implantadas. “São medidas que representam não apenas inovação, mas sobretudo compromisso da gestão com a qualidade de vida da população e com o futuro sustentável de São Paulo”, finaliza o titular da pasta.
Sobre o Congresso
Considerado o encontro municipalista mais tradicional do país, o Congresso Estadual de Municípios chega à sua 67ª edição reunindo gestores públicos de diferentes esferas e regiões do Brasil. Durante três dias, promove debates, palestras, plenárias e uma feira de soluções públicas que integra União, Estados e Municípios em torno dos principais desafios da gestão pública, com uma programação de 275 palestras e mais de 100 expositores.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk