Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sessão de Planetário: Hoje no Céu - PLANETÁRIO DE PARELHEIROS

Sessão de Planetário • Presencial

Sessão de Planetário: Hoje no Céu - PLANETÁRIO DE PARELHEIROS

Data: 05/10/2025 a 26/10/2025. Domingo.
Horário: 15:30 às 16:30.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

Descrição

Os recursos do Planetário permitem a contemplação de um céu que muitos já esqueceram: repleto de estrelas, como se não existisse poluição luminosa e nuvens. Com o planetário podemos viajar no tempo e no espaço e observar o céu de nossos antepassados, bem como o que nossos descendentes observarão no futuro. Nesta sessão mostraremos, ao vivo, o que de interessante podemos observar no céu do dia da apresentação em São Paulo, e de alguma outra data e outro local a ser revelado durante a sessão.

Objetivo

Encantar as pessoas com o céu estrelado.

Metodologia

 

Bibliografia

Conteúdo programático

 

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Facilitação

Marcos Vinicius Coimbra Bezerra

É graduando em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Participa em projetos de pesquisa na área de astronomia extragaláctica, com ênfase no estudo de galáxias “jellyfish” em aglomerados de galáxias. Atuou como monitor bolsista de astronomia no projeto "Noite com as Estrelas" (2021-2024), do Observatório Abrahão de Moraes (IAG-USP), onde desenvolveu habilidades em demonstração do céu noturno com telescópios e ministrou cursos, aulas a céu aberto e atividades de divulgação científica. Foi também monitor do atendimento astronômico do departamento de astronomia do IAG-USP (2023-2025). Como estagiário, trabalhou no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (2024-2025) e no Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi (2022-2024). Atualmente, atua como professor planetarista nos planetários municipais de São Paulo, desenvolvendo atividades educativas, realizando atendimentos ao público e apresentando sessões ao vivo e gravadas. .

 

Maria Fernanda Camacho de Assis

É graduanda do Bacharelado em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Participou de projetos de pesquisa nas áreas de Astrofísica Estelar e Instrumentação Astronômica. Foi monitora voluntária nos projetos Mania de Ensinar, Noite com as Estrelas (do Observatório Abrahão de Moraes – IAG-USP) e Projeto Cecília, desenvolvendo habilidades em demonstração do céu noturno com telescópios, divulgação científica e ensino para alunos da educação básica. Atuou como monitora estagiária no Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi nos anos de 2023 e 2024. Atualmente, integra a equipe como professora, desenvolvendo atividades educativas, realizando atendimentos ao público e apresentando sessões ao vivo e gravadas no planetário..

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas: 100.

Endereço: R. Terezinha do Prado Oliveira, 25 - Jardim Novo Parelheiros - Planetário Municipal de Parelheiros.

 

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.