Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
SVMA abre inscrições para voluntariado no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres
Fotografia por: Divisão de Fauna Silvestre (DFS) / Acervo SVMA
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão de Fauna Silveste (DFS), abriu inscrições para o voluntariado no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS). Serão selecionados até 115 voluntários, e os interessados deverão enviar o currículo até 14 de agosto para o e-mail voluntariofauna@prefeitura.sp.gov.br.
Para participar do processo seletivo, é necessário estar cursando ou ser recém formado em Ciências Biológicas ou Medicina Veterinária. Certificados de vacinação contra Tétano, Covid-19, Febre Amarela e Raiva, com sorologia atualizada e validade mínima de um ano também deverão ser apresentados.
O serviço voluntário terá duração mínima de dois meses, com carga de 20 horas semanais, de segunda a domingo, em dias e horários definidos por escala. As atividades serão realizadas nas unidades do CeMaCAS geridas pela DFS: no Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 300) e Parque do Ibirapuera (Av. IV Centenário, portão 7A).
Os candidatos deverão ainda escolher um dos seis setores para realizar o serviço: clínica, berçário, quarentenário, reabilitação e nutrição. Dentro destas áreas, os participantes poderão aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula na prática dentro de um dos setores que são referência na capital paulista.
A clínica (CeMaCAS e Ibirapuera), atuando no auxílio prioritário na realização de manejo dos animais internados (alimentação assistida, limpeza e adequação de recintos), enriquecimento ambiental, acompanhamento do recebimento de animais vitimados.
O berçário, à frente da alimentação dos filhotes (administração, registro e monitoramento), recintação e enriquecimento ambiental, acompanhamento das atividades de manejo, higiene, observação, monitoramento, registro de comportamento e procedimentos, participação na organização e manutenção da limpeza de itens utilizados e do ambiente de trabalho.
O quarentenário, responsável pelo recebimento de animais (aves e répteis) oriundos de apreensões, realização das atividades de manejo (tratamento, alimentação de filhotes, contenção para exame clínico, coleta de material biológico), realização de atividades para a reabilitação dos animais (treino de voo, enriquecimento para ambientação de recintos).
Fotografia por: Divisão de Fauna Silvestre (DFS) / Acervo SVMA
A reabilitação (CRAS), acompanhando as atividades de manejo diário dos animais, as reabilitações e realização de enriquecimento dos recintos. O laboratório, executando exames necroscópicos; exames laboratoriais, organização e preparo de materiais e soluções para realização de exames, digitação de laudos necroscópicos.
A nutrição, encarregada das atividades de rotina da cozinha dos animais, acompanhamento e realização das atividades de rotina do Biotério e atividades ligadas à nutrição dos animais internados.
“Esse programa conecta a formação acadêmica à prática e reforça nosso compromisso com a proteção da fauna silvestre. Estamos não apenas contribuindo para a formação dos voluntários, mas também fortalecendo o cuidado e o compromisso da cidade com os animais silvestres resgatados”, afirma o diretor da Divisão de Fauna Silvestre, Sergio Novita.
Os interessados deverão encaminhar um e-mail com seu currículo para voluntariofauna@prefeitura.sp.gov.br com título “VOLUNTÁRIO 2025 + [nome do setor escolhido]” até o dia 14 de agosto. Candidatos que colocarem o nome de 2 ou mais setores no título serão automáticamente desclassificados.
Para mais informações sobre o voluntariado, acesse o link a seguir: clique aqui
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk