Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2025 | Horário: 18:30
Compartilhe:

SVMA apresenta experiência com reintrodução de bugios durante congresso internacional em Madagascar

Iniciativa fortalece redes de cooperação e leva a experiência de São Paulo na conservação do bugio-ruivo ao cenário internacional


Fotografia por: Divisão da Fauna Silvestre (DFS) / Acervo SVMA

Neste mês de julho, a servidora Maria Izabel Barbosa de Medeiros do Prado, da Divisão da Fauna Silvestre, representou a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) durante o Congresso Internacional de Primatologia, realizado em Antananarivo, Madagascar. Durante o evento, ela apresentou o trabalho “Reintrodução de dois grupos de bugios no Parque Estadual da Cantareira”, que compartilha a experiência paulistana na reabilitação e conservação do bugio-ruivo (Alouatta guariba), espécie ameaçada de extinção.

O bugio-ruivo é um primata da Mata Atlântica que vive nas copas das árvores,  herbívoro e que contribui para a regeneração da floresta ao dispersar sementes. Em São Paulo, a espécie enfrenta ameaças como perda de habitat, atropelamentos, choques elétricos e febre amarela, doença à qual é altamente vulnerável. Durante surtos, como o ocorrido entre 2016 e 2018, houve grande mortalidade e extinção local  parcial. Apesar de não transmitirem a febre amarela, muitos bugios foram atacados devido à desinformação.

Nesta época, os bugios que conseguiram se recuperar foram vacinados contra a febre amarela, tiveram amostras de sangue analisadas para verificação de soroconversão (se estavam protegidos contra a doença) e depois começaram com um processo longo e trabalhoso para que eles se adaptassem novamente à vida na mata. Mudanças no cativeiro foram feitas como a disposição de galhos mais frágeis para que eles pudessem testar seus limites, retirada de bebedouros que foram substituídos por bromélias para que eles soubessem onde buscar água na natureza, e a mudança na dieta, sem oferecimento de frutas e sim de folhagem nativa para que eles pudessem recuperar sua flora intestinal e estivessem aptos para o banquete diferenciado da Mata Atlântica.

Cerca de 15 dias antes da soltura, são levados a um recinto de aclimatação na mata, onde se adaptam ao novo ambiente. Esta técnica é chamada de ‘soltura branda', pois favorece a adaptação gradual dos animais. O local é monitorado e abastecido com alimentos e água (nas bromélias), facilitando a transição para a vida livre.


Fotografia por: Divisão da Fauna Silvestre (DFS) / Acervo SVMA

A participação em congressos científicos, como o de Madagascar, possibilita a troca de experiências com especialistas de todo o mundo, promovendo a atualização técnica e a ampliação das redes de colaboração. A presença da SVMA no evento contribui para a projeção internacional das ações da Prefeitura de São Paulo na conservação da fauna, especialmente na área da primatologia.

“A presença no congresso favorece não só o fortalecimento das nossas ações em São Paulo, como também insere a SVMA em uma rede global de conservação de primatas”, afirma Maria Izabel Barbosa de Medeiros do Prado, servidora da SVMA.

A imagem mostra o ícone da ODS 8 “trabalho decente e crescimento econômico”, representada por um ícone vermelho escuro, com o desenho de um gráfico de barras ascendentes com uma seta em cima.O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado. A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz.

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens