
Oficina • Presencial
Terapia assistida por animais - Teoria e prática
Data: 10/11/2025. Segunda-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Desde 2024, usamos um novo nome para as atividades conhecidas como Pet Terapia ou Zooterapia: Serviços Assistidos por Animais (SAA). Essa prática tem como objetivo incluir os animais como parte dos cuidados com a saúde e a socialização das pessoas. É algo que já acontece há muito tempo em países como Estados Unidos, Canadá e França. No Brasil, a médica Nise da Silveira foi pioneira nesse tipo de trabalho nos anos 1950, usando animais no atendimento a pacientes psiquiátricos.
Hoje, a presença de animais é comum em vários espaços, como hospitais, asilos e instituições, ajudando idosos, crianças, pessoas com deficiência e outros públicos. Diversos estudos mostram que essa interação traz benefícios para o bem-estar, a saúde física, emocional e social.
Existem leis no Brasil que apoiam essas práticas, como a que permite o uso da Terapia Assistida por Animais (TAA) em hospitais do SUS, e a que trata da Equoterapia, quando o cavalo é usado no tratamento de pessoas com deficiência. Essas iniciativas fazem parte da política de humanização do SUS.
Objetivo
Apresentar aos participantes o que é a Terapia Assistida por Animais e mostrar sua importância para a saúde e o bem-estar das pessoas.
Bibliografia
1. Brasil. Ministério da Saúde. HumanizaSUS - Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf. 2. CRIPPA, A.; FEIJÓ, A.G.S. Atividade Assistida por Animais como alternativa complementar ao tratamento de pacientes: a busca por evidências científicas. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.com /scielo. 3. DOTTI J. Terapia e Animais: Atividade e Terapia Assistida por Animais – Prática para Organizações, Profissionais e Voluntários. São Paulo: PC Editorial, 2005. 4. VIEIRA, Fernanda de Toledo et al. Terapia assistida por animais e sua influência nos níveis de pressão arterial de idosos institucionalizados. Revista de Medicina, São Paulo, v. 95, n. 3, p. 122-127, dez. 2016. ISSN: 1679-9836.
Conteúdo programático
Terapia Assistida por Animais: conceito, histórico e importância. Aplicação da Terapia Assistida por Animais. Teoria e prática.
Coordenação
Ruth Weg, Adriana Matangrano
Facilitação
Liana Pires Santos - Coordenadora externa e facilitadora - Grupo de Abordagem Terapêutica e Integrada
Psicopedagoga especialista em educação especial e psicomotricista . Experiência com Terapia Assistida por Animais desde 1990 no DPI ,Clinica e Hospital dia infantil neurológico fundado por sua mãe Ione Terezinha Pires Santos em 1975. Coordenadora de instituições de reabilitação como : União Mader ( Osasco), Fundação Selma e outras . Diretora e fundadora do GATI (Grupo de abordagem terapêutica Integrada) – Clínica Especializada e Equoterapia Gati, desde 2003. Corpo docente nos Cursos de Equoterapia e de Autismo da AHPV (Associação Hípica e Psicomotora de Viseu) desde 2016 – Viseu/ Lisboa – Portugal. Palestrante da Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia ) e coordenadora de Cursos de capacitação em Equoterapia em São Paulo em parceria com o Regimento de Cavalaria 9 de Julho de SP (PM) reconhecidos pela Ande- Brasil desde 2000. Supervisionou e coordenou, desde 2005, aproximadamente trinta cursos de capacitação de SAA presenciais e on-line. Atual conselheira , sendo coordenadora do Setor de Equoterapia e SAA da Reatech Fiera Milano desde 2005 , com a curadoria dos Curso de TAA e Workshop de Equoterapia . Atual professora da pós graduação em SAA na Faculdade Faesda -RGS- desde 2024 Autora do livro : Os animais e seu poder terapêutico ( 2013).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema.
Vagas: 70.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana. UMAPAZ
Parceria: Grupo de Abordagem Terapêutica e Integrada - GATI.
Necessidade de inscrição: Sim.