Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 5 de Setembro de 2025 | Horário: 15:30
Compartilhe:

Vem Passarinhar Sampa incentiva a participação de pessoas com deficiência na observação de aves

Evento gratuito no Parque do Carmo reforça compromisso da Prefeitura de São Paulo com a acessibilidade dos projetos

Grupo de pessoas reunidas em área gramada com árvores e construções de madeira ao fundo. Algumas pessoas estão de mochila, outras usam binóculos para observar o ambiente. O encontro acontece em espaço natural cercado de mata.
Fotografia por: Save Brasil / Acervo SVMA 

Neste sábado (30), na Zona Leste de São Paulo, a SAVE Brasil em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Divisão da Fauna Silvestre, realizou mais uma edição do “Vem Passarinhar Sampa”, com incentivo à participação de pessoas com deficiência. A iniciativa, no Parque do Carmo, contou com atividades com acessibilidade tátil, além do uso de réplicas em 3D de aves para despertar percepções sensoriais aos participantes e guias especiais para o público com baixa visão. 

A edição reforçou o propósito do projeto de aproximar a população da maior metrópole do país da natureza e da observação de aves, por meio de recursos acessíveis e democráticos a todos os presentes na atividade. Para reforçar a integração, o médico ortopedista aposentado, Marco Guedes, conduziu o tradicional “Papo de Passarinho”. O convidado, mesmo após a amputação da perna esquerda na juventude, nunca deixou de praticar esportes, explorar florestas e se dedicar à fotografia de aves. Ativo no WikiAves desde 2009, ele defende que a atividade pode ser acessível a qualquer pessoa. 

O evento também contou com a participação da ONG Achilles, que reúne atletas com deficiência em treinos regulares de corrida, mostrando como esporte, lazer e contato com a natureza podem caminhar juntos.

Mais do que inclusão, o projeto se destaca por reunir públicos diversos, de crianças a idosos, de iniciantes a observadores experientes. “Queremos que todos, independentemente de idade, condição física ou experiência, sintam que têm lugar nessa atividade. O Vem Passarinhar Sampa é sobre ampliar olhares e tornar a cidade mais democrática também pela natureza”, destaca a bióloga da Divisão da Fauna Silvestre (DFS), Anelisa Guimarães. 

Homem de boné claro ajuda outro homem, que segura uma bengala verde, durante uma atividade ao ar livre. Uma mulher com colete de guia e tênis laranja está próxima, observando. Ao fundo, há mais participantes e vegetação.

Foto: Save Brasil / Acervo SVMA

E os números comprovam o sucesso com 517 participantes em 2024, 12 áreas da cidade percorridas, e o registro de 215 espécies de aves. Dados oficiais do Inventário da Fauna Silvestre mostram que a capital paulista já soma 523 espécies registradas, consolidando-se como um dos maiores centros urbanos do mundo em diversidade de aves.

As próximas edições já estão confirmadas para: Parque Natural Municipal Varginha (27/9), Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva (18/10), Parque Linear Consciência Negra (29/11) e Parque Ibirapuera (13/12). “São Paulo é a maior metrópole do país e, ainda assim, abriga mais de 500 espécies de aves. O Vem Passarinhar Sampa mostra que a cidade é rica em biodiversidade e que essa riqueza deve ser acessível a todos”, reforça Anelisa.

A imagem mostra o ícone da ODS 10 “redução das desigualdades”, representada por um símbolo rosa, com o símbolo de igual dentro de um círculo.A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz.A imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos.

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens