Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Vivência na Aldeia Indígena Itaendy

Vivência • Presencial

Vivência na Aldeia Indígena Itaendy

Data: 30/08/2025. Sábado.
Horário: 09:00 às 15:00.

Inscreva-se

Descrição

Como parte da programação do Agosto Indígena, esta vivência convida os participantes para um encontro profundo com a cultura Guarani Mbya, na Aldeia Itaendy, localizada na Terra Indígena Jaraguá. Será um dia de reconexão com a natureza e aprendizado com o povo Guarani, através de atividades culturais e práticas sustentáveis de cuidado com a terra.

Será um momento de troca, aprendizado e conexão com os saberes ancestrais, a floresta e os modos de vida sustentáveis dos povos originários.

Vagas limitadas! Participe dessa vivência única que celebra a cultura indígena e o cuidado com a Mãe Terra.

Observações:

  • O almoço será realizado com lanche comunitário levado pelos participantes. As instruções serão encaminhadas via e-mail.
  • A localização da aldeia e a forma de transporte até lá também será encaminhada e sugerida para os participantes via e-mail.

Objetivo

Realizar um vivência imersiva na cultura indígena Guarani Mbya, integrando atividades de educação ambiental, como plantio e trilhas na natureza, bem como atividades culturais na aldeia indígena Itaendy, localizada na T.I. Jaraguá.

Conteúdo programático

Programação:

  • 09h00 - Recepção dos Participantes;
  • 09h15 - Roda de Conversa sobre a cultura Guarani Mbya;
  • 10h15 - Plantio de milho e feijão;
  • 12h00- Almoço comunitário;
  • 13h00 - Trilha pela floresta
  • 14h30 - Encerramento e compartilhamento da vivência.

Coordenação

Thabata Soares Damasceno dos Santos 

Facilitação

Thabata Soares Damasceno dos Santos

Mestre em Ecologia e Evolução pela UNIFESP, especialista em Pedagogia da Cooperação pela UNIP e bacharel em Ciências Biológicas pela UNIFESP. Atuou como professora de Ciências Naturais da rede municipal de São Paulo entre 2018 e 2024, sempre realizando projetos interdisciplinares sobre hortas urbanas e meio ambiente. Atualmente é Educadora Ambiental do Programa Aventura Ambiental e integra a equipe da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) da UMAPAZ. Além da atuação na prefeitura, já trabalhou com perícia e consultoria ambiental. É fundadora do projeto socioambiental Fonte do Ser e atuou como educadora na ONG LiveLab Inovação Social. Contato: thabatasoaresds@prefeitura.sp.gov.br 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Adulto

Vagas: 20.

Endereço: Km 19 da Rodovia Anhanguera, Pirituba/Jaraguá.

Parceria: Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa.

Necessidade de inscrição: Sim.