Notícia na íntegra
Aulas de pilates na UBS Parque Santo Antônio II promovem qualidade de vida para moradores da Zona Sul
Atividades que promovem saúde e bem-estar integram a rotina dos equipamentos da rede municipal, como o projeto Pilates na Quebrada, que acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Santo Antônio II, na Zona Sul da capital, e leva a atividade para a quadra da Central Única das Favelas (Cufa) no Parque Santo Antônio. A atividade ocorre às terças e quintas-feiras, às 9h, e a média de participantes é de 40 a 60 alunos.
O método que combina exercícios de alongamento, fortalecimento e controle muscular, trabalhando o corpo de forma integrada e harmoniosa. A melhoria da postura, da flexibilidade, da força e do equilíbrio promovem maior consciência corporal e saúde.
As aulas foram idealizadas em 2021 pelo educador físico Pedro Henrique Russo, quando começou a trabalhar na UBS Parque Santo Antônio II. Ele notou que a maioria dos pacientes relatava ter dores nas costas e imaginou que o pilates poderia ser uma prática benéfica para eles. Além disso, o objetivo do professor era promover o acesso a uma prática de qualidade na periferia. “Minha intenção era fazer as pessoas se sentirem bem na sua própria região”, afirma.
Os treinos começaram a ser ministrados em uma sala, com cerca de dez alunos e, atualmente, ocupam uma quadra, cedida pela Central Única das Favelas (Cufa). Entre os múltiplos benefícios da modalidade, de acordo com Russo, “o pilates trabalha a respiração e a coordenação motora, o que ajuda muito no dia a dia”.
A aposentada Luiza Helena Cerqueira, de 70 anos, afirma que ganhou mais qualidade de vida depois que começou a frequentar as aulas. “Abandonei a bengala e me sinto bem melhor”.
Sucesso
A ação bem-sucedida levou o projeto a ser apresentado na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), em 2023.
Atividades físicas e integrativas
Por meio do Programa Academia da Saúde, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são oferecidos mais de 60 polos que oferecem práticas de atividades físicas, integrativas, ambientais, orientação nutricional e grupos de apoio contra o tabagismo e cultura de paz a todos os públicos. Além disso, as 481 UBSs da capital têm grupos voltados a práticas coletivas. Também há práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) como ioga e dança circular estão presentes nas unidades.
Para participar, os munícipes podem procurar a UBS mais próxima da sua residência, sem necessidade de agendamento. A localização de todos os equipamentos da rede municipal está disponível na plataforma Busca Saúde.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

