Notícia na íntegra
Capital dispara na liderança da geração de empregos no Brasil em 2025 com mais de 71 mil vagas

A cidade de São Paulo mantém sua liderança nacional na geração de empregos formais e criou neste ano 71.512 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira (30), sendo 8.893 somente em maio.
O número de empregos na capital é quase o triplo do registrado pela segunda cidade que mais gerou empregos no período, Brasília (25.762), seguida por Salvador (19.883). Somente no mês de maio, São Paulo teve saldo positivo de 8.893 vagas, mais do que o dobro da segunda colocada no mês, o Rio de Janeiro (4.165).
A cidade também teve a menor taxa de desemprego da série histórica para qualquer trimestre, desde que o índice foi criado, em 2012, e ficou em 5,8% no primeiro trimestre de 2025. Para comparação, a taxa era de 7,6% no mesmo período de 2024 e 8,0% em 2023. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, mostram ainda que o número de pessoas empregadas na capital era de 7,4 milhões nos três primeiros meses deste ano.
O setor de serviços continua sendo o principal motor da geração de empregos na capital. Em maio, foram criadas 5,9 mil vagas no setor, enquanto o comércio teve saldo de 2,6 mil postos. As ocupações com maior crescimento no mês foram vendedores de lojas e mercados (+2,8 mil), escriturários de serviços administrativos (+2,3 mil), trabalhadores de manutenção de edifícios (+1,5 mil) e profissionais de hotelaria e alimentação (+1,5 mil).
No acumulado do ano, os serviços lideram com 45,2 mil empregos gerados, seguidos pela construção civil, com saldo positivo de 17,7 mil postos. Entre as ocupações específicas, destacam-se os vendedores do comércio varejista e atacadista (+26,7 mil) e os trabalhadores da indústria de bens de consumo (+21,3 mil), o que demonstra a diversidade do crescimento em diferentes ramos da economia.
A Prefeitura tem intensificado as ações para a criação de emprego e renda. O resultado é o crescimento do número de vagas disponibilizadas pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate). Foram 49.101 em 2024 e neste ano já são 26.625 de janeiro a maio.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk