Notícia na íntegra
Em clima de festa, Passeio Ciclístico da Virada Esportiva leva milhares de pessoas para ruas do Centro Histórico

A manhã deste domingo (21) reuniu milhares de ciclistas que tomaram as ruas do Centro Histórico de São Paulo no Passeio Ciclístico da Virada, organizado pela Prefeitura. Os participantes acordaram cedo e, em clima de animação e muita interação, registraram o momento em selfies, fotos e trocaram experiências sobre suas bicicletas de diferentes estilos.
Antes da saída da prova, às 7h, os ciclistas receberam água e frutas. A largada aconteceu em uma onda imensa de euforia e, durante o percurso de 7 Km até o Pacaembu, guiado por um trio-elétrico que tocava músicas de diversos ritmos, não foi diferente. Além disso, os mais experientes ajudaram os iniciantes, indicando momentos de trocar de marcha, reduzir a velocidade ou parar.
O prefeito Ricardo Nunes participou do passeio, que durou cerca de uma hora e destacou o evento. “A Virada Esportiva começou no sábado e seguimos com o evento neste domingo com a nossa pedalada de 7 km, partindo da região central até o Pacaembu, com milhares de ciclistas", destacou o prefeito Ricardo Nunes, lembrando que são mais de 500 pontos de atividades espalhados pela cidade com as atividades da Virada Esportiva.
Para a professora aposentada Sônia Maria Vieira dos Santos, 67 anos, que saiu do Grajaú, na Zona Sul, o passeio foi também uma oportunidade de redescobrir a cidade. “Muita gente evita o Centro por achar longe. Esses eventos ajudam a conhecer melhor São Paulo e a ocupar os espaços. Vim sozinha, mas já fiz novas amizades. Além disso, a organização está excelente.”
Entre os ciclistas estava Luiz Carlos da Silva, 52 anos, que foi com uma bicicleta diferentona, de mais de 2 metros de altura. Ele defende a valorização da bike como meio de transporte. “Nem todos podem comprar carro ou moto, e a bicicleta é fundamental para muita gente trabalhar. Além disso, é um esporte que faz muito bem para a saúde. Tenho 52 anos e me mantenho ativo graças ao pedal”, afirmou.
O passeio também atraiu participantes de outras cidades da Região Metropolitana. O mecânico Tarcisio Manoel da Silva, 46 anos, levou os filhos Lucas e Luan. “Sempre pedalamos em São Bernardo, mas é a primeira vez que viemos ao Centro. Além de praticar esporte, vou mostrar para meus filhos lugares que só conheciam pela TV.”
Para ampliar a participação, 200 bicicletas foram disponibilizadas para empréstimo gratuito. O programador Lauan Leal, 25 anos, aproveitou a oportunidade. “Pedalar no Centro é diferente, mais movimentado e vivo. É minha primeira Virada Esportiva e pretendo participar de outras atividades no Pacaembu.”
Virada Esportiva 2025
Com 2 mil atrações em mais de 100 modalidades esportivas, distribuídas em 500 pontos pela cidade, a programação segue durante a tarde. A agenda completa está disponível em viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br.
As atividades estão organizadas em arenas temáticas, oferecendo opções para todas as idades e reforçando o compromisso de São Paulo com o esporte e o lazer como instrumentos de inclusão, saúde e cidadania.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk