Notícia na íntegra

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 | Horário: 18:22
Compartilhe:

Prefeitura constrói reservatório para combater enchentes históricas em Paraisópolis

As obras serão concluídas em 2026 e vão beneficiar mais de 87 mil pessoas

Para combater os alagamentos históricos que atingiam as áreas baixas do Córrego Antonico, em Paraisópolis, a Prefeitura de São Paulo está construindo um reservatório na Praça Roberto Gomes Pedrosa e implantando 600 metros de novas galerias para captação das águas pluviais na Rua Senador Otávio Mangabeira. O novo piscinão terá capacidade para armazenar cerca de 133,5 mil metros cúbicos de água, o equivalente a mais de 53 piscinas olímpicas.

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) amplia a resiliência do sistema de drenagem da cidade. Outro reservatório também está em obras na Praça Alfredo Gomes, na região no Morumbi, junto com a implantação de novas galerias na Av. Jules Rimet. Essas intervenções estão sob a responsabilidade do Governo do Estado. 

Após a conclusão do reservatório da Praça Roberto Gomes Pedrosa, o espaço será fechado por uma laje, permitindo a recomposição da área de lazer com implantação de equipamentos lúdicos, novo paisagismo, mobiliário urbano e novos acessos pelas ruas do entorno. O projeto segue as normas vigentes de acessibilidade e desenho universal, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com uma cidade mais inclusiva. Também estão previstos postos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a reconstrução do posto da Polícia Militar.

Mais obras na região

A Prefeitura também está trabalhando na reforma das instalações do CEU Paraisópolis. As obras de manutenção, iniciadas em setembro de 2023, serão concluídas ainda neste mês, garantindo um espaço seguro e adequado para estudantes da comunidade.

Na área de mobilidade, foi realizada a recuperação do Viaduto Pasquale Gallupi, assegurando a estabilidade da estrutura e melhorando as condições viárias para os milhares de motoristas que utilizam a via diariamente.

Para reduzir áreas de risco no Jardim Parque Morumbi, entre as ruas Dr. Carlos Aldrovandi e Dr. José Pedro de Carvalho Lima, a SIURB publicou edital para execução das obras de contenção de talude, garantindo a estabilidade do terreno e prevenindo deslizamentos. A sessão pública para abertura dos envelopes das empresas interessadas ocorrerá no próximo mês, com previsão de investimento de R$ 112 milhões. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn