Notícia na íntegra
Prefeitura executa obras para eliminar áreas de risco do Córrego Rodeio, na Zona Leste
Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para a população, sanando as enchentes que atingem as áreas no entorno do Córrego Rodeio, no extremo da Zona Leste, em Cidade Tiradentes, a Prefeitura está executando importantes obras em seu entorno. Foram investidos R$ 94,4 milhões nas intervenções de canalização e contenção, que vão se estender por 2 mil metros nas margens do riacho. As ações tiveram início no mês de novembro e devem ser concluídas no segundo semestre de 2026.
O prefeito Ricardo Nunes vistoriou as atividades na tarde desta quarta-feira (29), durante o Prefeitura Presente e explicou o que ocorria no entorno, antes das intervenções. “Quando chovia, todas as casas ficavam alagadas, era um grande problema. O córrego tinha 6 metros e agora está com 8,20m e toda a infraestrutura para que os alagamentos não aconteçam mais. Esta era a área mais afetada. Estamos tirando as casas da situação de risco aqui e em todos os cantos da cidade”, esclareceu.
A primeira frente de obras está sendo executada em um trecho classificado pela Defesa Civil como área de risco R3 para solapamento (quando há alto risco de desmoronamento das margens ou encostas). Nessa área, Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) trabalha na contenção de 997 metros das margens, dos quais 320 metros já foram concluídos. As intervenções ocorrem entre a Rua Inácio Monteiro até a Estrada do Iguatemi, no bairro Jardim Pedra Branca. O contrato contempla, ainda, a recuperação das redes de microdrenagem e nova pavimentação no perímetro da obra.
Entre a Estrada Manoel de Oliveira Ramos até a Estrada do Iguatemi, em um trecho de quase 2 metros de extensão, está sendo executada a segunda etapa de estabilização das margens. Também está previsto no local a recuperação das galerias de águas pluviais e nova pavimentação no entorno da obra. Já foram concluídos 280 metros e o restante segue em andamento, de acordo com o cronograma previsto.
Uma terceira fase de obras para o Córrego Rodeio já está contratada e contempla a canalização e contenção de mais 960 metros do canal. Os serviços serão realizados entre as ruas Sara Kubitscheck e Patrício Teixeira até a Avenida Naylor de Itaquera. Com mais R$ 43,8 milhões em investimentos, os trabalhos vão se estender por 12 meses após a emissão da ordem de serviço.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

