Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura na Mooca o 124º parque da cidade e 16º entregue desde 2021

A Prefeitura de São Paulo inaugurou neste domingo (7) o Parque da Mooca Vereador José Índio, um novo marco de recuperação ambiental e qualificação urbana da Zona Leste. O espaço transforma uma antiga área industrial em um parque público de 47.478 m² voltado ao lazer, à convivência e ao contato com a natureza. Este é o 124º parque da cidade e o 16º parque entregue pela gestão do prefeito Ricardo Nunes desde 2021, período em que foram incorporados mais de 5,4 milhões de metros quadrados de áreas verdes ao patrimônio ambiental da cidade.
“Hoje é um dia muito importante para a Zona Leste e para a Mooca. Estamos entregando este novo parque e prestando uma homenagem ao Zé Índio, que foi um grande batalhador e defensor desta região”, disse o prefeito Ricardo Nunes. Ele ainda comentou que a inauguração marca uma série de iniciativas voltadas ao meio ambiente neste mês. “O Junho Verde terá mais de 300 atividades e marca o avanço de novas ações ambientais na cidade. Além do início das obras do Parque Itapaiúna, estamos ampliando o monitoramento dos parques com tecnologia capaz de detectar focos de calor e permitir respostas mais rápidas no combate a incêndios", destacou Ricardo Nunes.
O parque homenageia o vereador José Índio (1937 - 2019), uma importante liderança da Mooca, que teve longa trajetória na Câmara Municipal de São Paulo e também atuou como deputado federal, deixando sua marca na vida pública da cidade. A viúva de José Índio, Rosimeire do Nascimento, se emocionou com a homenagem. “Zé Índio lutou por esse bairro. Não era nascido aqui, porque ele era do Recife, mas chegou aqui aos 21 anos de idade e quando Deus o chamou, ele já tinha 82. Então, mais da metade da vida dele foi aqui nesse bairro, que ele amava demais.”
Com 47.478 m², o parque nasce do compromisso com a sustentabilidade e a integração urbana, sendo uma das ações centrais do Junho Verde 2026. A viabilização do projeto foi possível graças a uma parceria com a iniciativa privada: a construtora Eztec doou a área à Prefeitura por meio do mecanismo de Transferência do Direito de Construir (TDC), com investimento de R$ 12 milhões nas obras, agora sob gestão da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Ao destacar a importância da inauguração, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Wanderley Soares, afirmou que a entrega do novo parque integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da agenda ambiental da cidade. Segundo ele, a Prefeitura tem investido em áreas verdes, parques, arborização, recursos hídricos e adaptação climática, dentro de um conjunto de ações que somam R$ 130 bilhões em investimentos no quadriênio. "São Paulo vive um novo momento na agenda ambiental. A Prefeitura está olhando para o meio ambiente como parte central do planejamento da cidade", afirmou.
O projeto foi concebido para ser um ponto de encontro, lazer e bem-estar. Em seu coração, uma figueira centenária foi preservada e valorizada pelo paisagismo, que também desenhou um percurso principal de aproximadamente 800 metros para conectar todas as atrações. Entre os destaques estão playgrounds com brinquedos inclusivos, academia ao ar livre, cachorródromo, anfiteatro natural, mirante e áreas de contemplação.
A chegada do parque foi celebrada pelos frequentadores já neste primeiro dia. “Antes, não tínhamos um local tão agradável e bem cuidado perto de casa. É um excelente espaço para passear, trazer os pets e valorizar ainda mais o nosso bairro”, conta a aposentada Sueli Barbosa, de 56 anos, moradora da região há cinco anos.
Para quem busca uma pausa na rotina, o parque oferece um refúgio em meio à cidade. “É um lugar de escape para quem trabalha muito. Podemos praticar atividades físicas, fazer um piquenique e aproveitar com a família. Ficou muito bonito”, destaca o médico Eldson Ferreira, de 39 anos.
A importância do espaço como ponto de convivência também foi ressaltada pela fisioterapeuta Carolina Souza, que visitou o local com o marido e a filha, Cecília, de dois meses. “É fundamental ter áreas como esta para a convivência e o contato com a natureza. Isso transforma a interação entre as pessoas”, afirma.
A inauguração reforça a expansão das áreas verdes na Zona Leste. Desde 2021, a região recebeu os parques Fazenda da Juta, Cabeceiras do Aricanduva, Jardim Primavera e, agora, o Parque da Mooca Vereador José Índio.
Sobre o Junho Verde
O Junho Verde mobiliza diversas secretarias municipais e reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a adaptação climática, a preservação ambiental e a educação para a sustentabilidade. Em 2025, os parques municipais receberam mais de 57 milhões de visitantes. Atualmente, São Paulo possui mais de 50% de cobertura vegetal em seu território e pelo quarto ano foi eleita Cidade Árvore do Mundo pela FAO/ONU e pela Arbor Day Foundation. Esse reconhecimento internacional destaca as cidades referência na preservação e manejo sustentável das florestas urbanas. Além da ampliação dos parques, a gestão municipal instituiu projetos como o Plano Municipal de Arborização Urbana, Jardins de Chuva, Vagas Verdes e Bosques Urbanos.
A iniciativa fortalece a conexão da população com os espaços públicos e integra um conjunto de ações voltadas à ampliação das áreas verdes, recuperação ambiental, gestão dos recursos hídricos e preparação da cidade para os desafios das mudanças climáticas.
Para ter acesso à programação do Junho Verde, clique aqui.
Mídias
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

