Notícia na íntegra

Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2026 | Horário: 12:16
Compartilhe:

Prefeitura reforça combate ao trabalho infantil e à exploração no Carnaval 2026

Ação mobiliza sociedade para a proteção de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco e reforça a importância da denúncia pelos canais 156 e Disque 100

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de São Paulo promove mais uma edição do Grito de Carnaval, ação de enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização acontece no Centro Histórico, a partir das 10h, com bloco de rua, apresentações culturais e ritmistas, reforçando a importância da denúncia pelos canais 156 e Disque 100.

Com o tema “Diga não ao trabalho infantil e à exploração sexual”, o Grito de Carnaval marca o ponto alto da campanha anual Proteja o Futuro, reconhecida por sua relevância na promoção e defesa dos direitos da infância e adolescência. A iniciativa transforma a folia em espaço de conscientização e engajamento, fortalecendo o papel da sociedade na proteção de crianças e adolescentes.

Ao longo do mês de fevereiro, a campanha promove atividades lúdicas e educativas sobre o direito à infância protegida, envolvendo crianças e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial, além das comunidades do entorno dos serviços. A mobilização conta com a participação de usuários dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), Centros da Juventude (CJs), Circos Sociais, Centros de Convivência Intergeracionais (CCINTERs) e Vilas Reencontro.

Como parte da campanha Proteja o Futuro, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) intensificam as ações preventivas de identificação e proteção nos principais pontos de concentração de blocos e eventos carnavalescos. O trabalho busca identificar situações de trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos, com encaminhamento imediato à rede de proteção sempre que necessário.

Durante o Carnaval de 2025, as equipes do SEAS realizaram mais de 2.300 abordagens junto a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, reforçando a atuação permanente do município na garantia de direitos durante o período festivo.

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA).

O Grito de Carnaval também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Novo Anhangabaú.

Serviço
Grito de Carnaval – Campanha Proteja o Futuro

Data: 12 de fevereiro 

Horário: das 10h às 12h 

Local: concentração no Largo do Paissandú - Av. São João, 385, Centro. O cortejo segue até o Vale do Anhangabaú.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn