Notícia na íntegra
Volta de dias frios: Prefeitura de São Paulo aciona a Operação Baixas Temperaturas neste sábado (18)
Com a previsão de queda acentuada das temperaturas na capital paulista, nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), ativará neste sábado (18) a Operação Baixas Temperaturas (OBT), iniciativa voltada à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio intenso.
Implantada sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13°C ou menos — conforme os parâmetros do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) —, a operação registrou de maio a setembro, 1.713.367 atendimentos, além de 24.298 encaminhamentos para serviços da rede socioassistencial, e a distribuição de 1.994.560 itens. E ainda foram realizados 6.435 atendimentos à pets de estimação com distribuição de água e ração, aplicação de vacinas, microchips, emissão do Registro Geral do Animal (RGA) e entrega de insumos e acessórios.
As estruturas funcionam das 18h à 0h, oferecendo alimentos, bebidas quentes, água, cobertores, itens de higiene, atendimentos de saúde e vacinação à população em situação de rua.
A administração informa a alteração nos locais de atendimento, nas regiões Sul - em Santo Amaro e na região Norte - em Santana.
Endereços das Tendas da OBT:
Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Salim Farah Maluf – NOVO LOCAL) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Rua Paineira do Campo, 943 – NOVO LOCAL) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
Como Funciona a OBT:
A operação é acionada sempre que as temperaturas atingem 13 °C ou menos. Considerada uma das maiores ações de acolhimento emergencial do país, a OBT mobiliza cerca de 900 orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Além disso, conta com o suporte da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e equipes do Consultório na Rua, que garantem atendimento em saúde fundamental neste período. Dez tendas estrategicamente instaladas em diferentes regiões da cidade funcionam das 18h à 0h, oferecendo um porto seguro contra o frio. No último período de acionamento, em agosto, as tendas registraram um total de 1.529.567 atendimentos e distribuíram 5.683.857 itens, incluindo sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores. O cuidado se estende também aos animais de estimação, com 6.089 pets atendidos com ração, vacinação, vermifugação, RGA e microchipagem.
Durante o atendimento, as equipes da SMADS oferecem mais do que alimento e cobertor: elas fornecem encaminhamento para a ampla rede socioassistencial da Prefeitura, considerada a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas em 380 serviços. Essa rede inclui centros de acolhida, hotéis sociais e as Vilas Reencontro. Para reforçar o acolhimento durante a OBT, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também são disponibilizados para pernoite, banho e refeições.
A população pode e deve colaborar com a Operação Baixas Temperaturas, solicitando atendimento para pessoas em situação de rua através do telefone 156. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk