Secretaria Municipal da Fazenda
Moradores de São Paulo já podem consultar valores do IPTU 2026
Os moradores da cidade de São Paulo já podem consultar pela internet os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela. A consulta foi aberta nesta quinta-feira (15/1) e deve ser feita exclusivamente pelo canal oficial da Prefeitura de São Paulo, no Portal do IPTU (www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2026).
Este ano haverá alterações em relação ao envio das notificações de IPTU. Os contribuintes com valores a pagar do imposto receberão apenas a notificação de lançamento, onde podem optar pelo pagamento à vista (com 3% de desconto) ou pelo pagamento da primeira parcela. Quem optar pela opção parcelada não vai receber um segundo boleto com as parcelas restantes, como nos anos anteriores: para gerar os códigos de pagamento das demais parcelas o contribuinte deverá acessar o Portal do IPTU.
Outra mudança em 2026 é que os imóveis isentos do pagamento do IPTU não receberão notificação pelos Correios. Os moradores que quiserem consultar se têm valores a pagar devem acessar o Portal do IPTU e verificar a informação indicando o número de seu SQL (cadastro do imóvel). No caso dos proprietários de imóvel, a consulta pode ser feita também pelo sistema DUC, que vincula a propriedade ao CPF do contribuinte.
O envio das notificações impressas do IPTU 2026 começa nesta sexta-feira (16/1). Dependendo da data de vencimento (confira o calendário aqui), as notificações devem ser recebidas até o dia 20 de fevereiro. O vencimento da primeira parcela ou cota única dos contribuintes com imposto a pagar ocorre em fevereiro, exceto para aqueles que optaram para o envio para administradoras, cujo vencimento será em março.
Formas de pagamento – Em 2026 os contribuintes paulistanos terão acesso a uma nova forma de pagamento do IPTU, via cartão de crédito. Quem optar por essa modalidade deve ficar atento, entretanto, para a cobrança de Taxas de Serviço. O pagamento via cartão de crédito é realizado pela empresa Beyond Tecnologia, parceira do Banco do Brasil, e no comprovante de pagamento aparece a informação Convênio Prefeitura de São Paulo.
Não existe cobrança de taxa de serviço para quem optar pelas demais formas de pagamento do IPTU. Além das já tradicionais, desde 2025 os moradores de São Paulo podem utilizar novamente o sistema PIX para pagar o tributo. Para emitir a guia de pagamento com o código o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br.
A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo ressalta que não envia cobranças ou links para pagamentos de tributos por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Quem optar pelo pagamento com PIX deve ficar atento a estas orientações:
- Emita a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, no link direto iptu.prefeitura.sp.gov.br;
- Como beneficiário do pagamento deve constar Secretaria Municipal da Fazenda (CNPJ: 46.392.130/0001-18);
- A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.
O pagamento do IPTU 2026 poderá ser realizado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados (consulte a lista aqui). Por esses canais online não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido nas notificações do IPTU). O pagamento também poderá ser realizado nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso.
O IPTU 2026 também pode ser pago por débito automático – para os contribuintes que fizeram essa opção em anos anteriores, ela continuará valendo para 2026. Quem ainda não optou por esta modalidade deverá realizar o pagamento da 1ª parcela pelos canais normais, mas poderá fazer essa opção até a data de vencimento dessa parcela, sendo que a opção pelo débito automático passará a valer já a partir da 2ª parcela.
Portal do IPTU – A Secretaria da Fazenda de São Paulo lançou em 2026 o novo Portal do IPTU. Com visual moderno, linguagem simples e foco na melhoria da experiência dos usuários, a página busca facilitar o acesso dos paulistanos aos principais serviços relacionados ao IPTU, como a consulta aos valores do imposto e emissão de guias de pagamento.
O Portal do IPTU centraliza as informações sobre o imposto de forma direta, em áreas como Pagamentos, 2ª Via da Notificação, Descontos e Isenção e Atualização Cadastral/Recadastramento. Outra ferramenta disponibilizada aos contribuintes é a Entenda a Cartela do IPTU, que oferece descrições de cada campo da Notificação de Lançamento do IPTU passando o cursor do mouse sobre o local da dúvida, e ainda acesso a descrições detalhadas e à legislação pertinente ao imposto.
Os contribuintes também podem acessar o calendário de envio de notificações do IPTU e as perguntas mais frequentes sobre o imposto no Portal do IPTU. Caso a dúvida persista, os moradores podem entrar em contato com os canais de atendimento da Prefeitura de São Paulo pelo Portal SP156, nas Subprefeituras ou nas unidades do Descomplica.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
