
Curso • Presencial
Água, Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Metrópole
Data: 15/01/2026 a 05/02/2026. Quintas-feiras
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
A água no Município de São Paulo deve ser encarada como um recurso natural que presta serviços ambientais de grande magnitude. Todas as águas possuem seu valor: a água que é captada nas represas para fins de abastecimento; que vem da chuva; dos pequenos rios e córregos; as perdas de água nos sistemas de rede coletora e distribuidora; a água que é usada todos os dias nas residências e indústrias e a água que dilui o efluente industrial, dentre outras. Todas devem ser tratadas enquanto recurso finito, de domínio público, dotada de valor econômico e sua gestão direcionada para o uso múltiplo e descentralizado (Lei nº 9.433, de 1997). Nesse contexto, o presente curso abordará de forma dialogada com análise de estudos de caso, informações relacionadas à água, suas relações com a biota, seus usos múltiplos e as mudanças climáticas, entrando em temas tais como: área de preservação permanente urbana; manancial; bacia hidrográfica; mata ciliar; mudança climática; reuso de água e conservação e recuperação de corpos hídricos.
Objetivo
Apresentar o ciclo da água em ambientes com floresta e a interação desse elemento com a biota; Refletir sobre as modificações do ciclo da água em ambiente urbano e as ações dos eventos climáticos extremos.
Metodologia
O curso possui um diferencial pelo seu aspecto teórico e prático. Além dos conteúdos serem trabalhados de maneira a construir um diálogo contínuo entre professores e público participante, dentro da perspectiva do diálogo enquanto instrumento pedagógico que permite a leitura crítica da realidade (Freire, 2003). Os participantes do curso terão oportunidade de vivenciar uma aula prática, dentro do Parque do Ibirapuera focando nos lagos e no Córrego do Sapateiro que flui natural e no Viveiro Manequinho Lopes.
Conteúdo programático
"Dia 15 de janeiro – Água e os ciclos da natureza; Água no meio urbano, Captação da Água para ETA, Padrões de Qualidade da Água;
• Dia 22 de janeiro - Água e usos múltiplos; Água na floresta; Água e a biota, Índice de Qualidade de Água para a proteção da vida aquática;
• Dia 29 de janeiro - Visita monitorada ao Viveiro Manequinho Lopes, aos lagos e ao Córrego do Sapateiro enquanto ele flui natural para dentro do parque;
• Dia 05 de fevereiro - Água e as Mudanças Climáticas e Fechamento."
Bibliografia
BRAGA, B. PORTO, M. TUCCI, C. E. M. “Monitoramento de quantidade e qualidade das águas”, In ÁGUAS DOCES NO BRASIL: CAPITAL ECOLÓGICO, USO E CONSERVAÇÃO. São Paulo, Escrituras, 2006, PP. 145-60. BONAFÉ, M. A BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRAJUÇARA. Disponível em: http://www.mariabonafe.com/documentos/parte%205%20tese%20a%20bacia%20hidrografica%20do%20corrego%20pirajucara.pdf. Acesso em: 20. mar. 2023.
JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. in: CAVALCANTI, c. (org.). meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO. Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento_urbano/legislacao/ plano_diretor/index.php. Acesso em: 14.mar.2023.
Coordenação
Miriam Helena Bueno Falótico
Facilitação
Miriam Falotico
Bióloga pela UNESP e Pedagoga pela UFSCar. Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental e Doutora em Ciências pela USP. Coordenou projetos de pesquisa nas áreas de ecossistemas aquáticos amazônicos e na área de contaminação aquática em bacia hidrográfica do interior paulista. Atuou por mais de 10 anos no ensino superior ministrando as disciplinas ecologia; educação ambiental, gestão de recursos hídricos e resíduos sólidos. Desde 2011 ocupa o cargo de Analista de Meio Ambiente na Prefeitura do Município de São Paulo, atuando nas áreas de fiscalização e licenciamento ambiental e como técnico na área de gestão de parques naturais na cidade com foco nos sistemas hídricos. Atualmente como educadora ambiental da Divisão de Formação em Educação Ambiental (DFEPAZ) na UMAPAZ onde coordena e elabora projetos de cursos e pesquisa voltados para os eixos água, saneamento, biodiversidade e mudanças climáticas.
Debora Diogo
Jornalista, Mestra em Estado, Governo e Políticas Públicas, com 25 anos de experiência na Gestão Socioambiental. Especialista em Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres. Foi Coordenadora do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André (SP); ex Diretora do Núcleo de Gestão Descentralizada da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) na Zona Leste (DGD Leste2); foi Secretária Executiva da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). Foi assessora de comunicação no SEMASA (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental). Atual assessora técnica em mudanças climáticas na SVMA, pertence à equipe técnica que elaborou o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Servidores públicos; estudantes; educadores; conselheiros de meio ambiente; administradores de parque; lideranças locais; público em geral. Ver carreiras contempladas para a progressão de carreira de servidores públicos. Número da validação: 333/2024.
Vagas: 100.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268
Certificado: 75% de frequência.
Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Os servidores interessados devem se inscrever até dois dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.