Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Agentes do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis visitam o Refúgio de Vida Silvestre Anhanguera
Foto: Acervo SVMA
No dia 17 de setembro, os Agentes de Promoção Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) realizaram uma visita ao Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Anhanguera, uma importante unidade de conservação localizada na zona noroeste de São Paulo. A atividade teve como objetivo fortalecer ações de educação ambiental e ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local.
O PAVS é uma iniciativa das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente (SMVA), de Saúde (SMS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para enfrentar a desarticulação das políticas e construir uma gestão ambiental pela reflexão e percepção do meio ambiente, com a participação ativa da comunidade, e para fortalecer este propósito, o grupo realizou esta atividade, também em consonância a sugestão realizada durante a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Refúgio, realizada em 20 de julho.
O principal objetivo da visita foi de integrar o espaço às ações ambientais do território, conhecendo o plano de manejo e estruturas como o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) para possibilitar que os Agentes de Promoção Ambiental atuem de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a atividade, os participantes foram sensibilizados sobre as particularidades do Refúgio e de sua zona de amortecimento, com destaque para os cuidados necessários na convivência com a fauna silvestre. A programação incluiu uma caminhada pela unidade, com visita a uma área de plantio de restauro ecológico, além de uma visita técnica ao CeMaCAS, onde receberam orientações importantes sobre manejo, resgate e reabilitação de animais silvestres.
A expectativa é de que o diálogo estabelecido contribua para qualificar ainda mais a atuação dos Agentes de Promoção Ambiental, fortalecendo o atendimento à população local quanto à convivência com a fauna silvestre e ao conhecimento sobre as ações de restauro ecológico em desenvolvimento na unidade.
Sobre o RVS
O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Anhanguera é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na zona noroeste de São Paulo. Sua função principal é garantir a preservação dos ecossistemas naturais, com foco na proteção dos recursos hídricos, da fauna e da flora locais, sendo destinado exclusivamente a pesquisas científicas e ações voltadas à conservação ambiental.
Um dos destaques do RVS é o abrigo e proteção de espécies migratórias, raras, endêmicas, vulneráveis ou ameaçadas de extinção, atuando como um refúgio seguro para sua recuperação. Essa iniciativa contribui para a manutenção da biodiversidade e para o equilíbrio ecológico na região, reforçando o compromisso com a preservação da vida silvestre.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk