Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Após 200 anos, Parque Jardim da Luz vai passar por requalificação e restauro de espaços tombados
Foto: Daniel Reis
O Parque Jardim da Luz comemorou 200 anos neste fim de semana com uma programação cultural intensa, atraindo mais de 25 mil visitantes. No segundo dia das festividades, o prefeito Ricardo Nunes, acompanhado do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, anunciou um investimento de R$20 milhões voltado à requalificação do espaço que é o primeiro parque público da capital e um dos cartões-postais da cidade.
O plano de revitalização inclui melhorias de acessibilidade, implantação de novas entradas, renovação completa do parquinho e intervenções nas áreas tombadas, como a Casa de Chá, os coretos, a Estação do Bonde, e a Casa do Administrador, preservando o patrimônio histórico e reforçando a importância do Jardim da Luz para a memória da cidade.
Ao longo de seus 200 anos, o Jardim da Luz acompanhou a própria transformação de São Paulo. Tornou-se jardim público, espaço de experimentação científica e palco de marcos importantes da cidade, desde demonstrações de iluminação elétrica a visitas oficiais. Mesmo atravessando períodos de decadência ao longo do século XX, o parque manteve seu valor histórico e afetivo, recuperando vitalidade após um grande processo de restauro iniciado no fim dos anos 1990, que resgatou estruturas emblemáticas como coretos, gruta e espelhos d’água.
Nas últimas décadas, o espaço voltou ao cotidiano dos paulistanos, impulsionado pela presença da Pinacoteca e por políticas contínuas de zeladoria e segurança. Hoje, a Prefeitura mantém investimentos regulares para garantir a conservação dos jardins, equipamentos e áreas tombadas, fortalecendo a preservação desse que é o parque mais antigo da capital e um dos símbolos da memória urbana de São Paulo.
"Este parque faz aniversário e ganha um grande presente: vamos investir R$ 20 milhões aqui e deixá-lo ainda melhor, com revitalização e restauro, tornando este espaço muito mais bonito", enfatizou o prefeito Ricardo Nunes.
“Celebrar os 200 anos do Jardim da Luz com o anúncio desse investimento histórico é reafirmar nosso compromisso com a preservação e a revitalização dos espaços públicos. Estamos garantindo que este parque emblemático continue acolhendo as futuras gerações com ainda mais qualidade, acessibilidade e segurança.” explica Rodrigo Ashiuchi, secretário da SVMA.
O evento contou também com a participação de diversas autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado; a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Marília Marton; o diretor da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Volz; o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente, entre outros.
Programação comemorativa
As comemorações do bicentenário ocorreram simultaneamente aos 120 anos da Pinacoteca de São Paulo e no sábado reuniram atrações como a Bateria 013, a banda Bicho de Pé e o DJ Kri. No domingo, o público acompanhou apresentações de orquestras e corais, culminando em um concerto regido pelo maestro João Carlos Martins após a presença das autoridades.
Para as crianças houve oficinas de educação ambiental no parquinho, além de muita diversão com o grupo Namakaka, que fez duas apresentações de circo. Além disso, o público se encantou com exposição na casa do administrador com fotos e artefatos da época.
200 anos de história
Fundado em 1825 como horto botânico, quando São Paulo tinha menos de 20 mil habitantes, o Jardim da Luz consolidou-se como espaço de lazer, contemplação e convivência. Hoje, recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano e segue como um dos parques mais representativos da cidade, agora caminhando para uma nova fase com melhorias estruturais.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



