
Curso • Presencial
Artesanato Sustentável – palha
Data: 11/03/2026 a 17/06/2026. Quarta-feira.
Horário: 13:00 às 16:00.
Descrição
Promover um espaço de troca de experiências, reflexão e fomento da cultura popular, trazendo conceitos de sustentabilidade propiciando a reflexão sobre consumo e bem estar pelo convívio e trocas entre os participantes
Objetivo
Inserir conceitos sobre sustentabilidade e refletir sobre consumo e bem estar mental
Metodologia
Aulas expositivas e práticas de modo a vivenciar a construção de objetos manufaturados.
Conteúdo programático
Abordagem sobre os três eixos do desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, 5Rs e o conceito da reutilização, consumo sustentável, economia linear x economia circular, modernidade líquida de Bauman, extração de fibra de bananeira, tratamento e secagem da fibra, tingimento natural da fibra de bananeira, confecção de peças em palha de bananeira e demonstração de confecção de peças com outras palhas existentes.
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
cerise goldman batistic
Arquiteta e Urbanista com especialização em Direito Urbanístico em 2010 e em Direito Registrário em 2014 ambas pela PUC Minas. Trabalhou como autônoma sendo assistente técnica da Municipalidade de São Paulo e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo para questões de Avaliação de Imóveis e elaboração de Laudos de Usucapião, respectivamente. Arquiteta concursada desde 2008 da Prefeitura do Município de São Paulo trabalhou em SEHAB e SEL/SMUL com questões sobre a função social da propriedade (termos de concessão de uso em áreas públicas ocupadas, parcelamento do solo e habitação de interesse social bem como aplicação de PEUC- Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios em imóveis ociosos na cidade de São Paulo, sendo Coordenadora de CEPEUC – Coordenadoria do Controle da Função Social da Propriedade). Em 2023 passou a integrar o corpo técnico da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz sendo coordenadora de cursos na Instituição, o que permitiu explorar também sua experiência em artes. Com formação em Cerâmica, Raku e Confecção de Esmaltes Cerâmicos pelo Liceu de Artes e Ofício de São Paulo em 1997 recebeu premiação de segundo lugar no Primeiro Salão da Mitologia – Deuses e Mortais na Câmara Municipal de São Paulo em 1996, Menção Honrosa no Concurso Pincéis Tigre no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura em 1996 e participação no Salão Bunkyo em 1997. Expôs como ceramista na Feira de Artesanato de Embu das Artes, elaborando 18.000 esculturas em Raku para a campanha “Mundo das Formas” para a empresa Bristol Myers Squibb Brasil.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Público em geral
Vagas: 25.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
