
Vivência • Presencial
Aventura na trilha do Jequitibá
Data: 27/01/2026. Terça-feira.
Horário: 10:00 às 12:00.
Descrição
Através de uma caminhada pela trilha do Jequitibá, convidamos os participantes a perceberem o ambiente ao redor, despertando os sentidos e a refletirem a respeito dos elementos da natureza que se apresentam sobre questões socioambientais e cultura de paz.
Objetivo
Convidar ao exercício da reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza e o despertar dos sentidos por meio de uma vivência imersiva, onde são abordados temas ligados à fauna, à flora, à biodiversidade, às mudanças climáticas e aos impactos socioambientais.
Metodologia
Vivência com os participantes ao longo da trilha do Jequitibá mediada pelos elementos da natureza presentes no percurso que despertam reflexões a respeito de questões socioambientais e cultura de paz.
Bibliografia
Criança e Natureza. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/pt/biblioteca/. Acesso em 23/08/2023.
CORNELL, Joseph, Vivências com a Natureza, guia de atividades para pais e educadores. Editora Aquariana Ltda.,1988.
ECYCLE, Natureza e saúde mental: qual a relação? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/natureza-e-saude-mental/. Acesso em 08/04/2024.
HUGHES, J.; ROGERSON, M.; BARTON, J.; BRAGG, R. Age and connection to nature: when is engagement critical? Frontiers in Ecology and the Environment, v.17, n. 5, p. 265-269, 2019.
LOUV, R. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana; 2017.
MOGHADAM, D. M; SINGH, H. J; YAHYA, W. R. W. A Brief Discussion on Human/Nature Relationship. International Journal of Humanities and Social Science, v. 5, n. 6, p. 90-93, 2015.
NUNES, Ellen Regina Mayhé. Alfabetização Ecológica: um caminho para a sustentabilidade, Ed. do Autor, 2005.
ROBERTO, Fátima Maria da Costa; MACEDO, Ana Paula Pereira; MORAIS, Normanda Araujo de. A vivência do lazer em família. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 97-110, dez. 2020. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v21n2/v21n2a08.pdf
VAN DEN BERG, A. E.; JOYE, Y.; DE VRIES, S. Health benefits of nature. In STEG, L.; VAN DEN BERG, A E.; DE GROOT, J. I. M. (Eds.), Environmental psychology: An introduction. Oxford: BPS Blackwell, 2012. p. 47-56.
Conteúdo programático
Acolhimento;
Alongamento;
História do Parque Previdência;
Protagonismo dos troncos;
Dinâmica do sentir - meditação;
Dinâmica da foto viva;
Tronco como chão da floresta;
Líquens;
Raízes tabulares;
Pau Jacaré;
Rodovia Raposo Tavares;
Área de drenagem;
Serrapilheira;
Clareira na mata;
Samambaia-açu;
Embaúba;
Jequitibá;
Palmeira Juçara;
Encerramento.
Coordenação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas
Facilitação
Juliana Bettini Verdiani Cizauskas
Bióloga, está cursando pós-graduação em Psicoterapias Corporais, atuou com manejo de animais silvestres, desenvolvimento de exposição interativa para crianças e adaptação de material educativo para pessoas deficientes visuais. Também atuou com monitorias em educação ambiental e como educadora em escolas de São Paulo. Na Prefeitura de São Paulo atuou na vigilância sanitária, com auditoria em empresas e indústrias e na vigilância ambiental, com monitoramento e controle de escorpiões no Centro de Controle de Zoonoses. Na UMAPAZ, atualmente coordena cursos voltados para a mediação de conflitos. É agente do brincar, doula, instrutora de Shantala para bebês e educadora perinatal GentleBirth. É estudiosa das relações humanas (comunicação não violenta, interação entre pais e filhos), observadora da natureza e confiante da intuição. Acredita que para transformarmos o mundo precisamos de espaço para escutar a nós mesmos e ao outro.
Luz Antunes Orlandeli.
Paulo Sérgio de Oliveira Junior.
Guilherme Cavalheiro Jesus Souza.
Joana Haase Almeida Tomasini.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Pessoas interessadas
Vagas: 40.
Endereço: Rua Pedro Peccinini, 88 - CEA Previdência.
Seleção: Sim.
