Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2

Biomapa: cartografia socioambiental e reflexões coletivas

Curso • Presencial

Biomapa: cartografia socioambiental e reflexões coletivas

Data: 01/04/2026 a 22/04/2026. Quarta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

Biomapa é uma metodologia de diagnóstico e planejamento participativo em que os envolvidos fazem uma leitura do seu espaço, identificando e localizando pontos de interesse como equipamentos sociais, áreas verdes, corpos d’água, bem como questões sociais, ambientais, culturais e potencialidades. Essa leitura geográfica materializada em mapa interativo retrata o momento em que se encontra o ambiente foco, além de estimular o sentido de pertencimento individual e coletivo. A possibilidade de localização das questões socioambientais facilita o planejamento e a execução de ações. É uma ferramenta de planejamento democrático que permite a participação de públicos diversos, pois são utilizadas inúmeras formas de expressão tais como símbolos, desenhos, palavras e imagens. A estratégia pedagógica de capacitação para utilização da metodologia ocorre por meio de uma vivência desenvolvida em três etapas: explanação conceitual, estudo de meio no entorno do lago do Pq. Ibirapuera, construção coletiva de biomapa e apresentação de resultados.

Objetivo

Promover vivência em planejamento participativo em que os envolvidos interpretam seu espaço, mapeando de modo propositivo as principais questões sociais, ambientais e culturais do território.

Metodologia

- Explanação conceitual sobre território - importância das estratégias de leituras significativas e multidimensionais vinculadas a eixos temáticos; exemplificação de metodologias de planejamento estratégico, história da representação do território e apresentação de casos no Estado de São Paulo/Brasil que fizeram uso da metodologia.

- Territorialização - estudo de meio utilizando base cartográfica em que as principais questões observadas no campo serão identificadas e registradas. A representação espacial das questões socioambientais em base cartográfica é construída a partir dos recursos disponíveis e do repertório do grupo, visando a produção de um plano de ação a partir de perguntas norteadoras.

- Apresentação dos resultados dos biomapas coletivos com o objetivo de construir pontes de diálogo por meio do compartilhamento de experiências e percepções sobre as estratégias de raciocínio utilizadas por cada grupo para se chegar nas soluções possíveis.

Bibliografia

BRASIL. Caderno metodológico para ações de educação ambiental e mobilização social em saneamento. Brasília, DF: Ministério das Cidades, 2009.

KAWAI, R.R. Análise comparativa da apropriação de técnicas participativas pelos conselhos gestores de unidades de conservação das APAs Marinhas Litoral Norte/SP e Serra da Mantiqueira/MG. Universidade Federal de Itajubá. Itajubá, 2018. 

MONTEIRO, R. A.  A.; LAMIM-GUEDES, V.  Diagnóstico participativo: uso da metodologia biomapa para o bairro do Gonzaga de Santos/SP. Revista Educação Ambiental em Ação, 2014.

OLIVATO, D. Análise da participação social no contexto da gestão de riscos ambientais na bacia do rio Indaiá, Ubatuba-SP-Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

USP, YORK UNIVERSITY; INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA;  AGÊNCIA CANADENSE DE DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL.  Manual de metodologias participativas para o desenvolvimento comunitário.

Conteúdo programático

Fundamentos do Biomapa
Leitura Geográfica e Multidimensional
Planejamento Participativo

Coordenação

Andrea de Almeida Bossi

Facilitação

Andréa de Almeida Bossi

Ecóloga pela UNESP Rio Claro, Especialista em Educação Ambiental pela USP São Carlos e Mestra em Análise Ambiental Integrada pela Unifesp Diadema, atua em projetos e programas socioambientais desde 1998. Em 2011 ingressou na carreira de Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é educadora da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ/SVMA/PMSP, coordenando o Curso de Especialização Lato Sensu Educação Ambiental e Sustentabilidade, entre outras atividades de formação. Até ingressar na PMSP, atuou por 13 anos em projetos e programas em entidades relevantes na área socioambiental.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Servidoras e servidores da PMSP e demais pessoas interessadas em planejamento participativo

Vagas: 50.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: 75% de presença nas aulas e apresentação do biomapa coletivo

Seleção: Sim.

Essa atividade é aberta a todos e está validada para progressão de carreira dos servidores públicos da cidade de São Paulo. Os servidores interessados devem se inscrever até dois dias antes do início do curso para garantir a validação da atividade em sua progressão de carreira.

Atividade em processo de validação cujo número será divulgado em breve

Dias da semana: 01/04; 08/04; 15/04; 22/04

collections
Galeria de imagens