Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Cidades Esponja e uso dos Recursos Naturais

Palestra • Presencial

Cidades Esponja e uso dos Recursos Naturais

Data: 10/06/2026. Quarta-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.

Inscreva-se

Descrição

A transição dos centros urbanos em cidades esponjas contribuiria para a mitigação das causas do aquecimento global, assim como para atenuar os problemas resultantes das mudanças climáticas, como as enchentes e a seca de reservatórios naturais de água. Além disso, o uso adequado de recursos naturais envolve muitos conceitos, como o emprego de fontes de energias renováveis, como o aproveitamento da luz solar, a eficiência energética, a escolha dos materiais na preservação de recursos naturais, a redução de emissões dos gases gerados, principalmente os causadores de efeito estufa, a redução na geração de resíduos, o uso racional da água, o aproveitamento da água de chuva e outros.

Objetivo

Difundir o conceito de cidades esponja entre todos aqueles que se interessem pelo tema, permitindo que as cidades possam ser adaptadas para lidar com os eventos climáticos extremos e auxiliando a torná-las mais resilientes e sustentáveis. Assim como apresentar os vários equipamentos e sistemas que existem no mercado para se obter maior eficiência energética e o uso racional da água, tornando a edificação mais sustentável, com ganhos ambientais e econômicos.

Metodologia

 

Bibliografia

1. Design with nature – Ian Mcharg
2. O Planejamento da desigualdade – Raquel Rolnik
3. www.turenscape.com
4. Catálogo SVMA de Soluções Baseadas na Natureza da Prefeitura de São Paulo
5. Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Cidade de São Paulo (SMUL) – Informes Urbanos.

PROACQUA SABESP, IBGE, MARTINS E MEMELLI- 2011, SECOVI-SP, DECA,DOCOL, RINNAI, LORENZETTI, ESTEVES, DAEE, ANVISA, OLIVEIRA, L. B. A era do biodiesel. REVISTA BRASILEIRA DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE, PMSP, PROCELL -INMETRO, ENEL, ANEEL, PROINFA- MME, ABSOLAR, EMAE, CESP, CHESF, CEMIG, ANA, COPPE - UFRJ.

Conteúdo programático

Histórico do processo de urbanização e suas consequências; mudanças climáticas e eventos extremos; teóricos do urbanismo ecológico e suas metodologias; SBN - Soluções baseadas na natureza; estudo de caso.
Contextualização histórica do uso da água e saneamento em edificações e na cidade de São Paulo, a instalação de Medição individualizada de água em condomínios; duchas e chuveiros; restritores de vazão para chuveiros e torneiras; chuveiros; válvulas de descarga; verificação de vazamentos; bacias sanitárias; torneiras economizadoras; aproveitamento de água de chuva; aproveitamento de águas subterrâneas; efluentes de cozinha; pisos drenantes; calçadas verdes; telhados verdes; jardim de chuva e soluções de drenagem urbana baseadas na natureza.

Coordenação

Eduardo Coelho e Mello Aulicino

Facilitação

Eduardo Coelho e Mello Aulicino

Engenheiro civil, especialista em: Gestão Pública, Eficiência Energética em Edificações, Uso Racional de Água em Edificações, Construção Civil Sustentável.

 

Juliana Santiago Rodrigues

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), com pós-graduação em Arquitetura da Paisagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2024). Certificada nos cursos de Energias Renováveis aplicadas ao Projeto (Mackenzie 2007) e Ecologia dos Rios Urbanos (USP 2025). Servidora municipal efetiva da Prefeitura de São Paulo, integrante do quadro da carreira QEAG desde 2021. .

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público geral

Vagas: 30.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: Sim, e o critério é a presença e assinatura da lista de presença. O certificado deve ser enviado por e-mail.

Dias da semana: 10/06

collections
Galeria de imagens

Instagram I  Facebook I  YouTube I  Twitter I  TikTok