Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Curso Municipal de Arborização Urbana

Curso • Presencial

Curso Municipal de Arborização Urbana

Data: 03/03/2026 a 30/04/2026. Terça-feira;Quinta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.

Inscreva-se

Descrição

Desde 2018, o Curso Municipal de Arborização Urbana discute a importância das árvores urbanas, desde seus benefícios para a cidade até os meios para a constituição de uma sociedade mais equitativa e sustentável. As árvores nos proporcionam uma grande variedade de benefícios mensuráveis ou não. Como bem-estar, saúde, redução da violência urbana, melhora das condições do ar, filtro para a poluição sonora, equilíbrio ecológico, e até o aumento na valoração de imóveis.
O conjunto de árvores da cidade compõe a Floresta Urbana, e pode ser distinguida em três tipologias principais:
- Parques, praças e outras áreas livres públicas;
- Áreas particulares ou privadas e;
- Arborização viária.
Cada tipologia possui características próprias, com pressões e desafios diferentes e, portanto, devem ser adotadas estratégias distintas desde o planejamento até o manejo e conservação, contando também com órgãos e profissionais especializados.

Objetivo

O curso é apresentado por meio de aulas teóricas, práticas, demonstrativas e de visitas técnicas, proporcionando ao aluno conhecer, refletir e discutir sobre as Florestas Urbanas, as políticas públicas e os atuais conhecimentos da ciência da arboricultura.
Convidamos a todos ao Curso Municipal de Arborização Urbana e a caminhar na direção de uma sociedade mais justa e ecologicamente equilibrada.

Metodologia

 

Bibliografia

Conteúdo programático

Vegetação urbana como instrumento de Políticas Públicas na Cidade de São Paulo;
Benefícios das árvores para as cidades;
Biologia das árvores;
Trabalho do Herbário Municipal PMSP - Uma abordagem florística da Arborização Urbana (DPHM - Herbário);
Caminhando com as árvores do Pq. Ibirapuera;
Políticas Públicas e Participação Social (UMAPAZ - DDPEA);
Solos, Nutrição e Fertilização;
Seleção de espécies, plantio e estabelecimento;
Legislação, Fiscalização e Aspectos Administrativos;
Observação de aves: um olhar para uma cidade mais amiga da fauna (DFS);
Gestão compartilhada: Divisão de Arborização Urbana;
Visita Técnica ao viveiro do Setor de Estoque de Mudas Arbóreas (DAU 2);
Visita Técnica ao Viveiro Manequinho Lopes (DPHM - VML);
Gestão compartilhada: Subprefeitura Mooca (SMSUB);
Gestão compartilhada: Demonstração de técnicas de Arboricultura;
Gestão compartilhada: Divisão de Gestão de Unidades de Conservação - DGUC (SVMA);
Restauração Ecológica Urbana;
Visita Técnica ao Viveiro Harry Blossfeld (DPHM - VHB).

Coordenação

Marcio Amaral Yamamoto

Facilitação

Marcio Amaral Yamamoto

Engenheiro Florestal pela ESALQ/USP. Atua há mais de 20 anos na SVMA. Tem experiência em Políticas Públicas, Gestão de Contratos Administrativos, Manejo Florestal, Gestão de Parques, Arborização Urbana, Produção de Mudas e Arboricultura. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem. Coordena e desenvolve o Curso Municipal de Arborização Urbana e a Oficina de Jardinagem com Foco em Saúde (em parceria com o Cecco Ibirapuera). Ministra aulas no Curso Municipal de Jardinagem, na Oficina de Jardinagem com Foco em Saúde e no Curso Municipal de Arborização Urbana.

 

Educadores da UMAPAZ

O Sociólogo André Luiz Moura de Alcantara - Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA); o Eng. Florestal Marcio Amaral Yamamoto – Escola Municipal de Jardinagem (EMJ); o Eng. Agrônomo Mário do Nascimento Júnior – Escola Municipal de Jardinagem (EMJ).

 

Técnicos convidados da PMSP

Eng. Agrônoma Ananda Vieira de Almeida – Assessoria Jurídica/SVMA; Eng. Agrônomo André Ferreira de Jesus – Divisão de Arborização Urbana (DAU); Eng. Agrônomo André Luís Mendes da Silva – Subprefeitura Mooca/SMSUB; Eng. Agrônoma Deborah Schmidt Neves dos Santos – Divisão de Arborização Urbana (DAU); Bióloga Anelisa Magalhães – Divisão de Fauna Silvestre (DFS); Eng. Agrônoma Cyra Malta Olegário da Costa – Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC); Eng. Florestal Daniela Andrade Medeiros – Divisão de Arborização Urbana (DAU); Eng. Agrônoma Fabíola Vieira Gonçalves – Viveiro Municipal Manequinho Lopes - Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM); Biólogo Giovanni Balaton Pupin – Divisão de Fauna Silvestre (DFS); Eng. Agrônomo Guilherme Brandão do Amaral – Viveiro Municipal Harry Blossfeld – Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM); Bióloga Luciene Lopes Lacerda – Divisão de Fauna Silvestre (DFS); Eng. Agrônomo Luiz Carlos Zelezoglo Junior – Viveiro Municipal Manequinho Lopes - Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM); Eng. Agrônoma Mariana Castanheira Grimaldi – Viveiro Municipal Harry Blossfeld – Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM); Eng. Ambiental Priscilla Mendes de Almeida Gambera – Divisão de Arborização Urbana (DAU); Biólogo Ricardo José Francischetti Garcia – Herbário Municipal – Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: O Curso é gratuito e aberto a servidores municipais, estaduais e federais, alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem, arboristas, plantadores de árvores, cidadãos engajados, integrantes de grupos, movimentos e coletivos, membros de Conselhos, colegiados e interessados em geral.

Vagas: 70.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: 75% de presença em relação à carga horária (53 horas)

collections
Galeria de imagens