Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Washington Arléo

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Washington Arléo

Roda de Conversa • Presencial

Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com Washington Arléo

Data: 11/10/2025. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

Descrição

Neste delicioso encontro receberemos o artista Washington Arléo.

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado para que o artista apresente seus trabalhos expostos na exposição "Artistas & Art", da Mostra UMAPAZ.
"Artistas & Art" será um questionamento, onde o artista mostrará na sua obra a relação da memória com a liberdade de fazer desta e da existência pessoal páginas de viver e ser - elementos contundentes para a sua Arte. (fonte: Washington Arléo)

Um momento de confraternização e compartilhamento!

Iniciado com um Café de Boas-Vindas Comunitário - composto por contribuições voluntárias dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas) - seguido de um bate papo descontraído com o artista, com mediação da Arq. Helena Quintana Minchin!

Objetivo

"Da Inspiração à Exposição" é um projeto criado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - e visa reunir os artistas convidados para a Mostra UMAPAZ para que possam compartilhar suas experiências através de um bate papo criativo e interativo.

E, desta forma, promover o convívio social através da Arte, estando alinhado com os propósitos da UMAPAZ - espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...). Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."

Metodologia

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados, um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados. Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita.

Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental.

Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos visitantes à Mostra UMAPAZ.

Bibliografia

Conteúdo programático

1. Café de Boas-Vindas Comunitário
2. Visita Monitorada com Washington Arléo à Exposição "Artistas & Art".
3. Bate papo com o artista da Mostra UMAPAZ: Washington Arléo.
4. Desmontagem da Exposição.

Coordenação

Helena Quintana Minchin

Facilitação

Helena Quintana Minchin

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto), MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia) e Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade (UNIFESP / UMAPAZ). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos - do qual é a atual Coordenadora. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Marmelo, Café, Pão, Banana etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo Mostra UMAPAZ.

 

Washington Arléo

Washington Luiz Reis Arléo nasceu em 1954 na cidade de Ituberá, interior da Bahia. Cresceu em Salvador, mais especificamente no Porto da Barra. Foi nesse cenário soteropolitano que o artista surgiu. Arléo sempre desenhou, desde novo, todavia nunca planejou de fato atuar como artista. Adolescente, ele fez uma viagem com a namorada para a ilha de Itaparica, subiu em um coqueiro e se acidentou ao tentar pegar um coco. A história resultou em uma temporária perda de movimento nas pernas e um insight: “se não puder movimentar os pés novamente, que meu trabalho seja referente ao movimento das mãos”. (fonte: www.medium.com) Dentro de sua trajetória artística realizou com destaque exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia e mostras individuais no território nacional. Projetou e elaborou a cenografia para o filme "Orquídeas Selvagens", com Mickey Rourke e Jacqueline Bisset, filmado em Salvador e no Rio de Janeiro. Durante mais de 15 anos dedicou-se intensamente à carreira de cenógrafo. Possui obras em coleções particulares na Europa e nos Estados Unidos, no acervo do Museu da Cidade de Salvador e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. (fonte: Washington Arléo). Para o artista, o gesto e a ação de pintar mantêm uma expressividade intimista: a cor como transparência de luz e o traço como grafia de sensibilidade, encontram um sentido quase lírico. O seu trabalho se desenvolve sempre num horizonte existencial que encontra sua própria sociabilidade na qualidade da mensagem afetiva registrada sobre a tela. (fonte: https://www.al.sp.gov.br) .

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema

Vagas: 60.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268. - UMAPAZ

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
collections
Galeria de imagens