
Curso • Presencial
Despertar do Olhar, Identidade e Ação no Mundo
Data: 08/09/2025 a 20/10/2025. Segunda-feira.
Horário: 14:00 às 17:00.
Descrição
Este curso é um convite para você parar, respirar e olhar o mundo de um jeito diferente.
Vamos usar a arte, a natureza e reflexões sobre nossa vida na cidade para entender melhor quem somos, o que nos move e como nossas escolhas impactam o mundo ao redor.
É uma oportunidade para trocar ideias, viver experiências novas e encontrar sentido no que fazemos, juntos.
O que você vai viver:
- Oficinas de arte e percepção do espaço urbano.
- Debates sobre sociedade, consumo e propósito.
- Atividades na natureza e práticas de autoconhecimento.
- Ferramentas para agir como agente de transformação social.
Objetivo
Propor vivências que ajudem você a se reconectar com seu propósito, ampliar seu olhar sobre a cidade e a natureza e perceber novas formas de agir no mundo de maneira mais consciente.
Metodologia
Vamos misturar conversas, atividades práticas, exercícios de percepção e experiências artísticas. Tudo em um ambiente acolhedor, onde você pode experimentar, refletir e compartilhar com outras pessoas.
Bibliografia
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Vozes.
PAULO FREIRE. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.
WALTER BENJAMIN. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. L&PM.
JACQUES RANCIÈRE. O Espectador Emancipado. Editora 34.
GUY DEBORD. A Sociedade do Espetáculo. Contraponto.
E outras
Conteúdo programático
Cada encontro aborda conceitos, práticas e referências específicas, compondo uma jornada contínua de autoconhecimento e transformação.
"Eu Quem?" (Encontro 1)
Exploração da pergunta “Quem sou eu?”, com reflexões sobre identidade, tropismo estrutural e ecologia profunda.
"Eu Quem Provocado" (Encontro 2)
Investigação das provocações que desestabilizam certezas e impulsionam a transformação, com destaque para a multiplicidade da identidade e a potência da arte como crítica social.
"Treinamento do Olhar e o Meio Ambiente" (Encontro 3)
Desenvolvimento de um olhar atento e crítico sobre o mundo, abordando percepção, meio ambiente, micropolítica e os impactos das tecnologias na experiência cotidiana.
"Arte e Natureza como Amplificadores de Consciência" (Encontro 4)
Análise da relação entre arte e natureza como caminho para expandir a consciência, inspirar novas formas de viver e promover reconexão com o mundo natural.
"Estética como Contrário de Anestesia" (Encontro 5)
Discussão sobre como a arte pode despertar a sensibilidade, romper com a alienação cotidiana e inspirar transformação social.
"Estudo de Caso (SP.COR) e Soluções Colaborativas" (Encontro 6)
Análise de experiências reais de intervenção urbana e ação comunitária, integrando conceitos do curso com práticas colaborativas.
"Celebração" (Encontro 7)
Momento de compartilhamento, encerramento e síntese da jornada, com espaço para expressão artística, reflexão coletiva e planejamento de futuras ações transformadoras.
Coordenação
Plínio Damin
Facilitação
Perego Danilo
artista multidisciplinar, ativista e pesquisador social há mais de 10 anos na Zona Sul de São Paulo. Com uma trajetória marcada pela conexão entre arte, natureza e políticas públicas. Perego se define como um artista inconformista onde sua pesquisa emerge da vivência urbana e do diálogo crítico com o entorno, transformando a arte em ferramenta de intervenção e reflexão, questionando as estruturas estabelecidas e propondo novas narrativas visuais. Seu trabalho convida a repensar o espaço coletivo e a potência transformadora da arte. Atua como fundador do coletivo SP.COR (Cooperação, Organização e Resultado) em 2012 que age desde 2013 no projeto Beco da Cultura, na Comunidade Mauro na zona sul, onde desenvolve oficinas que unem arte, cultura e participação social. Articulando parcerias com a Subprefeitura da Vila Mariana e conselhos como o CADES, sempre buscando transformar os espaços e a escuta em oportunidades para a comunidade.
Plinio Damin
Ganhador da Segunda Maratona Fotográfica de São Paulo, tem fotografias publicadas na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja São Paulo, Fotografe Melhor e IG São Paulo. Expôs na Galeria Olido e na UMAPAZ. Graduado em Filosofia e Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, é pós-graduado em Administração Pública pela Escola de Contas do TCM/SP e pós-graduando em Fotografia e Arte pelo SENAC. Movido pelo desejo de compreender a essência das coisas e das pessoas, focou seus estudos em genética molecular e em estética, aprofundando-se nas relações entre imagem, percepção e poder. Entre 2018 e 2024, coordenou a Comunicação e o Audiovisual da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente / UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), onde atualmente atua como formador, com ênfase em temas ligados à sustentabilidade e à emancipação do olhar.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Pessoas inquietas, interessadas em propósito, criatividade, sustentabilidade e mudança social.
Vagas: 30.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Certificado: Certificado para quem tiver presença em mais de 75% das aulas.
Necessidade de inscrição: Sim.
Observações sobre os dias da semana e horários: 08/09, 15/09, 22/09, 29/09, 06/10, 13/10 e 20/10.