Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Estudo acadêmico de servidor da Prefeitura de São Paulo é reconhecido como a melhor tese de doutorado em Geografia do país
A Prefeitura de São Paulo conta com um corpo técnico de servidores altamente qualificados, que dedicam sua trajetória acadêmica e profissional a melhorar a vida da população. A recente premiação da tese de doutorado do coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Martins dos Santos, durante a 15ª edição do maior encontro de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia do país, é um exemplo concreto da excelência presente na administração municipal da maior cidade da América Latina.
O evento em reconhecimento aos trabalhos acadêmicos foi realizado neste mês em Macapá, no Amapá, e consagrou o estudo “Refúgio Biocultural e Redução Desnaturada: Mapeamento da Desterritorialização de Povos Indígenas no Leste e Sudeste do Brasil (1500–2024)”, como a melhor tese de doutorado em Geografia do país, garantindo o prêmio “Aziz Nacib Ab’Sáber” ao autor.
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), como requisito para obtenção do título de doutor em Geografia, na área de Geografia Física, e buscou compreender de que forma a redução da biodiversidade está diretamente relacionada à perda das culturas tradicionais. O estudo analisou essa conexão em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, com foco especial nos povos indígenas.
Ao receber o prêmio, Rodrigo Martins destacou a importância do reconhecimento: “Este prêmio representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também a relevância de pesquisas que integram meio ambiente e sociedade. O estudo evidencia como a degradação da biodiversidade impacta diretamente os modos de vida tradicionais, demonstrando a necessidade de políticas públicas que conciliam conservação ambiental e salvaguarda cultural.”
Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, o reconhecimento consolida o alto padrão técnico dos servidores do Executivo paulistano. “Esse nível de conhecimento fortalece as políticas públicas, garante decisões baseadas em evidências e assegura que nossa gestão esteja preparada para enfrentar desafios complexos com inovação e responsabilidade. A gestão parabeniza com muito orgulho este prêmio ao servidor, sobretudo pela contribuição na preservação da biodiversidade local”, finaliza.
Na SVMA, Rodrigo atua como coordenador da Coordenação de Fiscalização Ambiental (CFA). Essa área é responsável por estabelecer normas e procedimentos de fiscalização, além de oferecer apoio técnico e administrativo às equipes de campo. Também cabe à CFA coordenar projetos de reparação de danos ambientais por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), divulgar informações sobre legislações e áreas protegidas à população e promover a cooperação com órgãos municipais, estaduais e federais. A CFA gere o Núcleo de Valorização do Patrimônio Ambiental (NVPAT) que cuida do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA Mananciais), o DEMARCA que realiza a demarcação e sinalização do patrimônio ambiental municipal e por fim, o Projeto REGULAPARCS que trata da regularização fundiária de parques e unidades de conservação administrados pela SVMA.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk