Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Implantação do Parque Municipal do Bixiga avança com oficinas participativas
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IABsp) promove, nos dias 11 e 25 de outubro e 08 de novembro de 2025, as Oficinas Participativas do Parque Municipal do Bixiga, voltadas à construção conjunta das diretrizes para o novo espaço verde no coração da capital paulista. Os encontros, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia, acontecerão às 14 horas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Celso Leite, próxima à área onde será implantado o parque.
Com aproximadamente 11,1 mil m², o futuro Parque Municipal do Bixiga já nasce como uma área de lazer, preservação ambiental e memória histórica. Durante as oficinas, moradores, movimentos da sociedade civil organizada e frequentadores da região poderão debater objetivos e apontar prioridades que dialoguem com o cotidiano da comunidade. Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o terreno que receberá o novo espaço.
"As oficinas são um espaço de escuta ativa, onde o poder público se aproxima da população para construir, juntos, um projeto que valorize a memória do bairro, promova sustentabilidade e ofereça qualidade de vida. Queremos um parque que reflita a alma do Bixiga e que seja referência em integração urbana e ambiental", afirma Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e do Meio Ambiente.
Segundo Raquel Schenkman, presidente do IABsp, “o Instituto vem realizando diversos concursos de arquitetura, em consonância com sua trajetória histórica, impulsionando o debate público e a seleção de projetos qualificados para áreas urbanas, paisagens e arquiteturas de diferentes escalas. Neste concurso enfatizamos a participação popular na elaboração de referências que servirão de subsídio àqueles arquitetos que desejarem participar com suas propostas.”
Concurso de arquitetura
As oficinas integram a etapa participativa e preparatória para o Concurso Público Nacional de Arquitetura que selecionará estudo preliminar para o projeto do parque. Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo (IABsp), o concurso terá edital lançado até o início de 2026. A proposta vencedora receberá premiação e será contratada pela SVMA para o desenvolvimento do projeto executivo.
O certame tem como eixo central a sustentabilidade, com soluções baseadas na natureza para adaptação às mudanças climáticas. Outro aspecto fundamental é o respeito à memória histórica, racial e cultural do Bixiga, bairro tombado pelo Conpresp. A implantação de novo parque na cidade é uma antiga reivindicação de moradores da região central e deverá ter programa de necessidades que atenda às principais demandas da pasta, bem como, aquelas trazidas pela população através do processo participativo.
Um bairro de histórias e identidades
O Bixiga é reconhecido por sua trajetória de diversidade e resistência. Desde o final do século 19, foi lar de populações que escapavam da escravidão e se abrigavam às margens do córrego Saracura. Mais tarde, acolheu escravizados recém-libertos e imigrantes italianos, que juntos moldaram uma identidade própria ao bairro.
Essa convivência resultou em um patrimônio cultural singular, que se expressa tanto no casario eclético com fachadas de influência europeia quanto em manifestações imateriais, como os ensaios da escola de samba Vai-Vai. Esse legado será considerado como parte essencial na formulação das bases do concurso para o parque.
Serviço
Datas: Dias 11 e 25 de outubro e 08 de novembro de 2025
Horário: a partir das 14 horas
Local: EMEF Celso Leite
Endereço: R. Humaitá, 480 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01321-010
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk