
• Presencial
Jardins Amigos da Fauna
Data: 15/09 a 15/10/2025.
Horário: segundas e quartas-feiras, das 09h às 12h
Local: UMAPAZ/Campo Experimental
Descrição
O curso Jardins Amigos da Fauna tem como propósito proporcionar uma formação abrangente nas áreas de botânica, zoologia, ecologia, jardinagem e paisagismo. O aluno será capacitado a manejar jardins que favoreçam a reprodução da fauna silvestre. Esses espaços contribuem para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio ecológico, mesmo em ambientes urbanos e rurais modificados pela ação humana.
Objetivo
A proposta é oferecer ferramentas que ajudem a minimizar ameaças como a perda de habitats, a caça predatória, os efeitos das mudanças climáticas e o uso de agrotóxicos. A partir do desenvolvimento de jardins que sirvam como refúgio e fonte de alimento para espécies.
Metodologia
A formação será desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas.
Bibliografia
Lacerda, L. Jardim de polinizadores. 1a ed. Ed. Blucher. 2022
Conteúdo programático
- Abertura - Breve Histórico; importância dos jardins para os animais. Princípios do Jardim Amigo da Fauna.
- Interação planta-fauna, polinização, fecundação, morfologia floral (prática)
- Introdução ao estudo das borboletas
- Introdução ao estudo das abelhas
- Síndromes florais e polinizadores: teoria e prática
- Frutos atrativos à fauna: morfologia, classificação e síndromes de dispersão
- Introdução ao Paisagismo e implantação do Jardim Amigo da Fauna
- Os perigos do jardim
Coordenação
Ana Maria Brischi
Facilitação
Ana Maria Brischi
Bióloga e professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência na PMSP de 12 anos na produção de mudas, 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora, e, desde 2015, é docente da Escola Municipal de Jardinagem (EMJ)
Edna Maria Gomes Cavalcante
Bióloga da Divisão de Fauna Silvestre (DFS)/SVMA desde 2010. Com experiência em conservação da fauna, é responsável pelo levantamento de Lepidoptera na Cidade de São Paulo. Anteriormente estagiou no Borboletário de Osasco onde aprimorou suas habilidades na criação e manejo de borboletas.
Flavio Yamamoto
Graduado em Gestão Ambiental e Design de Produto, recebeu três prêmios de Design (Idea, Premio House & Gift de Design e Premio Design Museu da Casa Brasileira). Maneja as abelhas desde o final da década de 1980, sendo um dos membros fundadores da SOS Abelhas sem Ferrão. É proprietário da Coleção Abelhas e consultor da Reenvolver, que atuam em Meliponicultura e cadeias produtivas, e agregam valor à produtos da biodiversidade. Colaborou com pesquisas e elaboração da lista de Plantas Melíferas da plataforma SIGAM da SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) – SP.
Linda Lacerda da Silva
Bióloga, Mestre em Fisiologia Vegetal (UFV – Viçosa) e Doutora em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Experiência de cinco anos em Biotecnologia Florestal na CENIBRA e de 23 anos no ensino superior da Botânica. Na PMSP atuou 12 anos em propagação de plantas, 12 anos em manejo e reintrodução de animais silvestres e 10 anos como professora na EMJ. Autora do livro “Jardim de Polinizadores” (2022).
Luciene Lopes Lacerda
Bióloga formada pela UNG, especialista em Manejo de Animais Silvestres pela PUC-SP e em Arborização Urbana pela UNIFESP. Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da PMSP desde 2009. Foi docente da EMJ por seis anos e atualmente está na Divisão de Fauna Silvestre.
Mariangela Mariani
Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Mackenzie, cursou paisagismo e jardinagem (Secretaria de Agricultura de SP – 1978), atuando como Arquiteta Paisagista desde então. Em 2008 entrou na SVMA trabalhando no DEPAVE – 5 como chefe das bases setoriais na área de gestão e manutenção de parques. Pós-graduação em Ecologia, Arte e Sustentabilidade – UNESP/UMAPAZ (2011). No ano de 2013 passou a servidora da SIURB como arquiteta atuando na área de planejamento. Atualmente é docente da EMJ e ministra aulas no curso de Recursos Paisagísticos, entre outros.
Natalia Paganotti Antonucci
Bióloga com Mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências (USP/SP). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ/USP e em Geoprocessamento pelo SENAC/Santo Amaro. Analista de Meio Ambiente na PMSP desde 2010. Atuou na fiscalização ambiental e na gestão de Unidades de Conservação. Compõe o quadro técnico da EMJ desde 2021.
Thiago Beloni
Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP, Especialista em Paisagismo, possui experiência de 15 anos como engenheiro agrônomo na PMSP, em subprefeituras, e nove anos como professor da EMJ.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
Sobre
Público: Munícipes em geral
Vagas: 55.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.
Certificado: Frequência de 75%
Necessidade de inscrição: Sim.
Datas: 15/09, 17/09, 22/09, 24/09, 29/09, 01/10, 06/10, 08/10, 13/10, 15/10