
Oficina • Presencial
Minicurso de Marcenaria Básica com Materiais Reaproveitados
Data:
28/01/2026. Quarta-feira.
Horário:
09:00 às 11:30.
Descrição
Em comemoração aos 20 anos da UMAPAZ, o minicurso visa preparar pessoas para executar o trabalho de marcenaria básica a partir do aproveitamento de todos os materiais disponíveis: materiais descartados ou já previamente usados, que serão transformados para novo uso, como aparas de madeira, sobras de podas e madeiras descartadas em geral, possibilitando o aprendizado desde a identificação do material até a sua correta manipulação e utilização pelo aluno. Além disso, busca preparar os alunos para que gerem renda através do reaproveitamento desses materiais e promoção de preservação do meio ambiente.
Objetivo
Ensinar como extrair o melhor resultado no trabalho de marcenaria a partir de madeiras que seriam descartadas, promovendo o aprendizado da arte da marcenaria de forma sustentável.
Metodologia
Aula prática, com abordagem dos conceitos básicos, confecção do objeto proposto e apresentação de estratégias de comercialização.
Materiais necessários:
Serrote de costa;
Martelo;
Cola branca;
Esquadro isósceles;
Lápis;
Prego 13x18 sem cabeça;
Lixa grão 60 e lixa grão 120 para ferro;
EPI - luvas, máscara e óculos.
Bibliografia
Conteúdo programático
Recepção da turma, apresentação da UMAPAZ e do minicurso;
Apresentação das prateleiras emolduradas: explicação do que são, como foram feitas, como organizar e como usar a bancada para apoio;
Técnicas de corte e colagem (tipo de cola e aplicação), técnicas de montagem, tipos de lixa adequadas para acabamento e técnicas de lixamento;
Execução do projeto, com corte, colagem e acabamento.
Coordenação
Oswaldo Marques Cera Filho
Facilitação
Messias Pereira Alves
Artesão com expertise em cortiça e sisal. Tapeceiro especializado em couro. Oficial de marcenaria desde 1985. Professor de Marcenaria do Centro de Proteção da Infância e Maternidade (CEPIM).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Pessoas a partir de 16 anos, que queiram aprender trabalhos manuais utilizando ferramentas convencionais.
Vagas: 25.
Endereço: Rua Pedro Peccinini, 88 - CEA Previdência.
