
Exposição • Presencial
Mostra UMAPAZ - Tapetes Corpus Christi do Bairro do Centro / Piranguçu, MG
Data: 01/12/2025 a 10/01/2026. Segunda-feira;Terça-feira;Quarta-feira;Quinta-feira;Sexta-feira;Sábado.
Horário: 08:00 às 18:00.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
Descrição
A Mostra UMAPAZ recebe trabalhos que celebram e resgatam a tradição cultural e a sabedoria cultivada por gerações no Bairro do Centro, no município de Piranguçú-MG, situado bem perto de Campos do Jordão-SP, na divisa de São Paulo e Minas Gerais.
Artesãos convidados: Alice Bretas, Ana Carolina, Ana Lúcia Muniz, Andreza Muniz, Claudia Jacoponi, Edneia Santos, Helena Conrado, Imaculada S. Gonçalves, João Rosendo, Josefina Ribeiro, Josemara Lemos, Lúcia M. da Silva, Marciana Lucia, Maria Eduarda, Marisa Conrado, Nazaré de Lourdes, Roseli Lemos, Roseli Martins e Terezinha Regina.
Nesse lugar de cenário maravilhoso encontramos muito mais que a estonteante beleza natural.
A população do Bairro do Centro é pioneira no Brasil em confeccionar tapetes bordados para celebração de Corpus Christi.
O projeto “Tapetes Bordados para Corpus Christi em Arraiolos e outras Técnicas” surgiu espontaneamente no bairro.
Em 2021 o inverno foi especialmente rigoroso. Na data da celebração de Corpus Christi faz muito frio na região da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o Bairro do Centro.
Nessa época do ano (início de junho), é muito comum o fenômeno da geada. As temperaturas despencam e trazem riscos à saúde das senhoras do bairro que acordam cedo para preparar a celebração. É preciso madrugar para confeccionar os tapetes feitos com serragem e pó de café para enfeitar as ruas. São senhoras e senhores muito devotos, desafiando o frio das primeiras horas da manhã.
Foi no gelado ano de 2021 que a população percebeu o risco real para as pessoas de mais idade que jamais abririam mão de participar do preparo dessa importante celebração.
Assim surgiu a ideia de se produzir tapetes bordados em lã que poderiam ser feito em casa, ao longo de todo o ano de forma segura, resgatando a tradição dos trabalhos com a lã tão típicos da região décadas atrás.
Trata-se de manter uma tradição religiosa, de resgatar e valorizar o rico trabalho manual de quem ponto a ponto manifesta sua religiosidade com carinho.
Os tapetes bordados passaram a ser feitos em cada casa, depois de se reunirem para aprender o ponto arraiolos na Casa das Artes.
As novas gerações passaram a se interessar por essa bela arte, incrementando a produção de itens de artesanato a serem oferecido aos turistas na Casa das Artes.
As bordadeiras passaram a se reunir nas 4as feiras à tarde para ensinar qualquer um que se interessasse, fortalecendo também o vínculo entre as pessoas.
A cada ano a nova produção se soma à dos anos anteriores e as ruas se enfeitam mais e mais, atraindo pessoas de todas as partes para celebrarem a data e conhecerem mais sobre a nossa cultura.
Visitantes de outros lugares e culturas também se somam aos moradores nessa celebração da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo, celebrando também a cultura local, o trabalho dos devotos e as tradições de tantas gerações.
fonte: Claudia Jacoponi.
Objetivo
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados, um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados. Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".
A visitação é gratuita. Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental. Será disponibilizada Lista de Presença para registro dos visitantes à Mostra UMAPAZ.
Metodologia
A montagem conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.
A desmontagem é feita após o evento "Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com os artistas", composto de um Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada às exposições da Mostra UMAPAZ.
Bibliografia
Conteúdo programático
1. Montagem da Exposição: 01/12/2025, Segunda-feira.
2. Exposição: 01/12/2025 a 10/01/2026, Segunda a Sexta (exceto feriados), das 8h às 18h; 10/01/2026, Sábado, das 10h às 13h.
3. "Da Inspiração à Exposição... Bate-papo com os Artistas da Mostra UMAPAZ: 10/01/2026, Sábado, das 10h às 13h.
4. Desmontagem: 10/01/2026, sábado.
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Claudia Jacoponi.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: interessados no tema
Vagas: Livre.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
Certificado: Os artesãos participantes desta Mostra UMAPAZ receberão Certificado de Participação.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
