
Exposição • Presencial
Mostra UMAPAZ - Vera Kuntz: "Brasil - Primórdios na Antártida"
Data: 01/06/2026 a 13/06/2026. Segunda-feira;Terça-feira;Quarta-feira;Quinta-feira;Sexta-feira;Sábado.
Horário: 08:00 às 18:00.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
Descrição
A Mostra UMAPAZ com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin recebe a exposição "Brasil - Primórdios na Antártida" - uma coletânea fotográfica das vivências de Vera Kuntz, "possibilitando discussões sobre a relevância desse ambiente por si e também pela importância para a América do Sul em geral e para o equilíbrio do planeta como um todo."
"A Primeira Expedição Brasileira à Antártida foi um marco na história brasileira por concretizar um passo importante na participação do Brasil como membro do Tratado Antártico. Essa Expedição contou com a realização de pesquisas ocorridas a bordo de dois navios brasileiros, o Navio Oceanográfico Professor Wladimir Besnard, da Universidade de São Paulo (USP) e o Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé, da Marinha do Brasil, no qual embarquei, responsável pela pesquisa em ciências atmosféricas. A viagem histórica do NApOc Barão de Teffé, como parte da Operação Antártica I (OPERANTAR I) durou 70 dias e percorreu mais de 10 mil milhas marítimas até sua chegada ao Rio de Janeiro, em vinte e oito de fevereiro de 1983.
A Expedição tinha como objetivo, além da realização de pesquisas científicas, a busca por uma região para ser instalada uma futura estação antártica. No verão seguinte, na Ilha Rei George, na Península Antártica, foi inaugurada a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz.
Os resultados das pesquisas da Primeira Expedição à Antártida, tanto no NApOc Barão de Teffé quanto do NOc Prof. W. Besnard, trouxeram o reconhecimento internacional necessário para que o Brasil se tornasse, em setembro de 1983, membro consultivo do Tratado da Antártida. O Brasil desde sua primeira expedição, há mais de 40 anos, mantém programas de pesquisa na Antártida, mantendo ainda sua postura de respeito ao meio ambiente antártico, um convívio pacífico não territorialista e sem explorar economicamente esse continente, conforme regras do Tratado da Antártida ao qual aderiu.
(fonte: Vera Kuntz)
Objetivo
A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados, um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.
Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".
A visitação é gratuita.
Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.
Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental.
Metodologia
A montagem conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.
Bibliografia
Conteúdo programático
1. Montagem: 01/06/2026, segunda-feira
2. Visitação: 01 a 12/06/2026, segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
3. "Da Inspiração à Exposição...": bate-papo com Vera Kuntz e visita monitorada à exposição da Mostra UMAPAZ: 13/06/2026, sábado, das 10h às 13h
4. Desmontagem: 13/06/2026, sábado.
Coordenação
Helena Quintana Minchin
Facilitação
Vera Kuntz
Vera Kuntz é formada em física pela universidade Mackenzie e tem mestrado em ciências espaciais pelo INPE, como integrante do Centro de Rádio astronomia e astrofísica Mackenzie (CRAAM). Participou da I Expedição Brasileira à Antártida, como responsável pela obtenção de dados de medidas de propagação de ondas de rádio em frequências muito baixas (VLF), a bordo do navio de apoio oceanográfico NApOc Barão de Teffé, da Marinha brasileira e, posteriormente participou da IV Expedição Brasileira à Antártida. Tais marcos permitiram ao Brasil ser aceito e permanecer como integrante com voz no Tratado Antártico. Recentemente escreveu um livro e artigos relatando sua vivência nos primórdios do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Desde a primeira experiência na Antártida, houve um maravilhamento com os contrastes entre a vida tropical no Brasil e um ambiente totalmente inóspito, tão cheio de vida e tão desconhecido, mesmo estando próximo de nós. As vivências que as experiências propiciaram despertou uma maior consciência de conhecer para preservar e, principalmente para manter essa última região do planeta como um espaço pacífico, sem fronteiras, de cooperação e de pesquisas não exploratórias. Com a proximidade da data limite de validade do Tratado da Antártida, as preocupações com esse continente no todo, com o meio ambiente natural e com a preservação da proposta de cooperação e utilização pacífica deste meio pelas nações deve estar presente também nas discussões ambientais atuais." (fonte: Vera Kuntz) .
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Interessados no tema
Vagas: Livre.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.
Certificado: Vera Kuntz receberá Certificado de Participação na Mostra UMAPAZ 2026.
Dias da semana: 01/06, 02/06, 03/06, 08/06, 09/06, 10/06, 11/06 e 12/06 - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; 13/06, sábado, das 10h às 13h;
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
