Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 2

Mostra UMAPAZ Walter Miranda Poentes Urbanos

Exposição • Presencial

Mostra UMAPAZ - Walter Miranda: "Poentes Urbanos"

Data: 16/03/2026 a 31/03/2026. Segunda-feira;Terça-feira;Quarta-feira;Quinta-feira;Sexta-feira;Sábado.
Horário: 08:00 às 18:00.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

Descrição

A Mostra UMAPAZ, sob a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin, recebe a exposição "Poentes Urbanos", de Walter Miranda.

São 2 séries de pinturas realizadas durante a pandemia, respeitando a composição construtivista usada por ele há várias décadas e incorporada à temática do pôr do sol cuja geometria está diretamente correlacionada com o céu e com os prédios urbanos.

A primeira série é plenamente pictórica porque o único elemento tridimensional que se destaca na composição é a cúpula de acrílico que protege a lua pintada por ele. O resultado visual, geométrico e pictórico, relembra algumas obras geométricas criadas por Mondrian e, por isso, a série foi denominada “Pôr do Sol Mondriano”.

A segunda série apresenta obras sob a mesma temática onde a composição geométrica usada para representar o céu está baseada agora em inúmeros quadrados de diversos tamanhos pintados em várias camadas de tinta espirrada. Entretanto, neste caso específico, a divisão geométrica do céu faz referências aos pixels cromáticos de imagens eletrônicas quando ampliadas ao máximo. Nesta série, ele incorporou placas de computadores, celulares, jogos eletrônicos etc., elementos que ele tem usado há décadas. Assim, a contraposição do fundo geométrico relacionado ao pôr do sol e às placas representativas dos prédios urbanos estabelecem uma ligação conceitual com grande parte da sua produção artística. Por isso, ele denominou a segunda série de “Pôr do Sol Walteriano”, já que ela apresenta uma correlação visual e metonímica entre as placas, a geometrização do céu e a interpretação que os observadores fazem ao visualizar os trabalhos expostos.
(fonte: Walter Miranda)

Objetivo

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados, um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita.

Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Esta atividade está alinhada com o Acesso à Cultura, Geração de Oportunidades, Qualidade de Educação e Promoção da Sustentabilidade Ambiental.

Metodologia

A montagem conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.

OBS: Excepcionalmente a exposição "Poentes Urbanos" - por sua complexidade - será montada durante o fim de semana que antecede a sua abertura.

Bibliografia

 

Conteúdo programático

1. Montagem da Exposição: 15/03/2026, domingo.
2. Visitação: 16 a 31/03/2026, segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
3. "Da Inspiração à Exposição...": bate-papo com os artistas e visita monitorada à exposição: 28/03/2026, sábado, das 10h às 13h
4. Desmontagem: 01/04/2026, quarta-feira.

Coordenação

Helena Quintana Minchin

Facilitação

Walter Miranda

Walter Miranda exerce a profissão de artista plástico desde 1976, tendo realizado 22 exposições individuais e 108 exposições coletivas. Participou de 54 salões de arte (obtendo 21 prêmios). Tem obras em coleções de museus, instituições culturais e coleções corporativas e particulares no Brasil, em alguns países da América Latina e nos Estados Unidos. É membro da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte desde 2019. É professor de História da Arte, Desenho, Aquarela, Pastel, Nanquim, Desenho da Figura Humana, Teoria da Cor e Pintura no Ateliê Oficina FWM de Artes desde 1996. Realiza palestras, conferências e workshops em escolas de arte, instituições culturais, faculdades e universidades desde 1983. Atua como membro de júri em salões de arte desde 1987. Foi presidente da APAP - Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo (2013/18). Um dos três curadores do projeto “Art Brazil Week” 2016/17 – São Paulo, Santos e Caraguatatuba. Foi Curador da área de Artes Plásticas do Mapa Cultural Paulista 2015/2016 da Secretaria de Estado da Cultura; foi Coordenador Cultural e Técnico do Projeto “Oficina de Esculturas” na Cidade de Rio Grande/RS – 2013; foi membro da CAP – Comissão de Artes Plásticas da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo – 1988/92; foi secretário executivo do Comitê Latino Americano para a AIAP – 1991; foi presidente fundador do SINAPESP - Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo 1989/1991; foi presidente do Comitê Regional Brasileiro para a AIAP – Associação Internacional de Artes Plásticas (filiada à UNESCO) – 1989/91. Participou dos seguintes Congressos: Mundial sobre a “Condição do Artista na UNESCO” em Paris – 1997; Continental de Artistas Plásticos “América Unida pela Arte” representando o Brasil no Panamá – 1993; 1º Encontro Latino Americano de Artistas Plásticos – AIAP representando o Brasil em La Paz na Bolívia – maio/91; "A Condição do Artista" - AIAP em Leon na Espanha – junho/89 e 12ª Assembleia Geral da AIAP representando o Brasil em Madri na Espanha – 1989. Foi professor de Desenho, Aquarela, Pastel, Nanquim e Desenho da Figura Humana no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo – 1986 a 1995. (fonte: Walter Miranda).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: Livre.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - UMAPAZ.

Certificado: O artista Walter Miranda receberá Certificado de Participação na Mostra UMAPAZ 2026.

Dias da semana: 16/03, 17/03, 18/03, 19/03, 20/03, 23/03, 24/03, 25/03, 26/03, 27/03, 30/03 e 31/03 - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; 28/03 - sábado, das 10h às 13h.

Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.

collections
Galeria de imagens