Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Lions Clube Tucuruvi incentiva descarte correto de radiografias

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Pastoral da Ecologia da Arquidiocese de São Paulo, que tem por objetivo o debate das questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida dos cidadãos, base da Campanha da Fraternidade desse ano.
A chapa de radiologia é feita de um plástico chamado acetado e coberta por uma fina camada de grãos de prata sensível à luz. O plástico gera riscos para o meio ambiente demorando mais de cem anos para decompor. Já a prata, assim como outros metais pesados, é altamente prejudicial à saúde, pois acumula no organismo, causando problemas renais, motores e neurológicos.
Muito utilizadas em vários setores da medicina, as radiografias acabam sendo descartados sem nenhum cuidado ou falta de conhecimento. Vão parar em aterros sanitários e causam vários problemas como contaminação do solo e do lençol freático.
A liberação no ambiente é proibida pelas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Para ajudar a conscientizar os frequentadores da importância de descartar corretamente as populares “chapas”, a administração do Lions Clube Tucuruvi criou a campanha.
Foi disponibilizado no parque um recipiente especifico para esse fim, num local protegido da chuva, pois o material quando em contato com a água libera metais pesados. Uma vez cheio, o recipiente é retirado pela Pastoral e encaminhado para uma empresa de descontaminação e posteriormente reutilizado para fins industriais.
Como reforço, os usuários são informados da coleta através de folhetos, cartazes e e-mails.
Ainda dentro do programa de educação ambiental, a administração do Lions Clube Tucuruvi realiza campanha permanente de reciclagem de óleo de cozinha, recebendo qualquer quantidade do produto usado e encaminhando-o para o destino correto.
Para Maurivane Fernandes, administradora do Parque essas iniciativas estão sendo muito bem recebidas pela população.
“Muita gente até entende que precisa dar um destino correto a estes produtos, mas não tem um lugar próprio para isso. Quando ficam sabendo que podem fazer isso aqui, começam a criar até um hábito de trazer seus raio x ou o óleo usado. E é muito importante que a população seja estimulada a ações corretas na hora de jogar fora um produto que já não tem utilidade, mas é potencialmente causador de danos à saúde e ao meio ambiente”, conclui Maurivane.
Serviço:
Parque Lions Clube Tucuruvi
Rua Alcindo Bueno de Assis, altura do nº 500
Aberto diariamente das 6h às 18h
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
