Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 21 de Junho de 2016 | Horário: 17:40
Compartilhe:

Parque Ibirapuera recebe evento Internacional de Yoga

Aula, dança e palestras marcaram a celebração que acontece anualmente em vários países do mundo

Aqui em São Paulo, cerca de 200 pessoas participaram da cerimônia que aconteceu na manhã da terça-feira, 21, no Espaço Serraria do Parque Ibirapuera.

Estiveram presentes o Secretário do Verde e Meio Ambiente Rodrigo Ravena, a Consulesa da Índia Abhilasha Joshi, o Subprefeito da região da Sé Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, entre outras personalidades.

"O evento é celebrado nos países onde são encontradas Missões Diplomáticas Indianas”, explicou Rafael Espadine, Assistente do Centro Cultural da Índia.
Segundo Rafael, a resolução para definir a data Internacional do Yoga foi aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2014. Foram 177 países que aprovaram e deram o sim para o dia 21 de junho.

A data está relacionada com o fenômeno astrofísico denominado solstício, que marca o início do verão no hemisfério norte e do inverno no hemisfério sul. Esse período tem significado simbólico importante para muitas culturas, por marcar a transição do escuro do inverno para a luz do verão. Na Índia, é associado à divindade representada pelo sol e a lua.

Há relatos que a yoga tenha surgido em 1500 a.C, mas chegou no Ocidente no século XX, tornando-se muito difundida. Atualmente, estima-se que são mais de 400 instituições, somente em São Paulo. A proclamção de uma data internacional de yoga, teve como objetivo multiplicar os benefícios dessa prática que comprovadamente atua no alívio da ansiedade e do estresse, ajudando a melhorar a qualidade de vida.

No Ibirapuera, a cerimônia teve abertura institucional, com a presença das autoridades e uma palestra com histórico do yoga. Em seguida aconteceu uma aula prática aberta ao público, palestra e meditação com o convidado internacional Swami Paramtej, encerrando com apresentação de dança.
O evento agradou bastante a quem enfrentou o frio e levou até seu tapete próprio para aproveitar a aula grátis.

“Eu já pratico yoga há 10 anos e o evento é muito significativo não só para os praticantes, mas para o público em geral. A yoga tem uma mensagem para o corpo, para a mente e o espírito. Você pode se conectar com você mesmo e encontrar o melhor de si através dessa visão interna,” disse Sandra Souza, que acompanhou todo a celebração.

collections
Galeria de imagens