Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Observação de Pássaros é atração no Parque Linear 9 de Julho - Orla da Represa Guarapiranga

Participantes poderão observar espécies de Mata Atlântica e migratórias.
Localizado no entorno da represa de Guarapiranga, zona Sul de São Paulo, o parque abriga grande variedade de fauna e flora. É uma das áreas alagadiças da cidade mais ricas em aves aquáticas com cerca de 150 espécies e serve como rota migratória neste período do ano.
Ali podem ser avistados batuiruçus, jaçanãs, saracuras, gaviões-caramujeiros, entre outras espécies.
Por todos estes atrativos, o local foi escolhido pelos organizadores do projeto, que é desenvolvido pela Divisão de Fauna Silvestre/SVMA, a Save Brasil/Bird Life International e o Observatório de Aves/Instituto Butantan, em parceria com a administração do parque e da Educação Ambiental do Núcleo de Gestão Descentralizada (NGD) Sul para o evento que acontece no sábado, 29/11, entre 7h e11h30.
Será posto em prática o conceito de ciência cidadã, através do qual as pessoas se divertem e ainda contribuem para o conhecimento científico. Durante a saída a campo, os participantes serão acompanhados por instrutores, que fornecerão dicas sobre formas de localizar e identificar pássaros. Contarão também com guias ilustrados com fotos e informações de aves, para facilitar sua observação.
Além disso, poderão utilizar o aplicativo ebird para registrar os dados coletados. A plataforma faz parte de um programa mundial de monitoramento de aves e é gerenciada pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornel, nos EUA.
Também está previsto um bate papo com o biólogo Fábio Schunck, onde os participantes poderão trocar experiências e fazer a contagem das espécies avistadas. O ponto de encontro é a entrada do parque.
Recomenda-se que os participantes utilizem roupas e sapatos confortáveis e tragam binóculo ou máquina fotográfica.
Para Marcos Kawall, da Divisão de Fauna da SVMA, as passarinhadas, além de difundir a prática da observação de aves, revelar parques com paisagens e espécies características, servem também para despertar nas pessoas uma maior consciência ambiental. Segundo ele são esperadas em torno de 50 pessoas para esta edição.
“Queremos surpreender as pessoas com um novo olhar sobre a diversidade de animais presentes na cidade. Além disso, o evento busca estimular o contato com a natureza”, aponta.
O projeto de observação de aves já passou por parques como o do Carmo e Jardim da Luz.
O evento ocorre todo último sábado de cada mês em um local diferente. Os próximos encontros serão no Instituto Butantã e no Parque Ibirapuera.
Serviço:
Observação de Aves
Local: Parque Linear 9 de Julho
Data e horário: 29/10/2016, das 7h às 11h30
Endereço: Avenida Ponta do Sol, s/n - Cidade Dutra
Subprefeitura Capela do Socorro
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
