Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021 | Horário: 16:47
Compartilhe:

Parque Trote completa 15 anos de criação

Unidade é muito importante para a região, por ser o único parque municipal entre os bairros da Vila Guilherme e da Vila Maria

 

 

Tombado como patrimônio histórico pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o Parque Trote na zona norte da capital está completando 15 anos de existência. Sua infraestrutura inclui uma pista de corrida e caminhada de 900 metros de extensão, um parquinho infantil, duas academias para terceira idade e uma academia para pessoas com deficiência.

O nome “Trote” se refere a uma modalidade de corrida de cavalo que ocorria no século passado no local organizado pela Sociedade Paulista do Trote. Hábito de portugueses, o cavalo dispara usando uma charrete muito leve, de madeira e com rodas do tamanho de bicicletas. O animal que deixar de trotar é desclassificado. As apostas eram feitas como no turfe.

Foram registradas 109 espécies vasculares no Parque, sendo destacadas os guapuruvus, os ipês, as cerejeiras e as paineiras. Há também ameaçados de extinção o jequitibá-rosa e o pau-brasil. Assim como a flora é bastante rica, a fauna do parque registrou 88 espécies, incluindo molucos, aracnídeos, borboletas e aves. Destacam-se o carcará, a coruja-buraqueira, o quero-quero, o sabiá-do-campo, o pica-pau do campo e o periquito-rico.

O Parque Trote é muito contemplado pelos frequentadores na zona norte e é o único parque municipal entre os bairros da Vila Guilherme e da Vila Maria.

 

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens