Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Linear Feitiço da Vila completa sete anos
O Parque Linear Feitiço da Vila celebra mais um ano de vida nesta segunda-feira (27). Construído em torno do córrego Moenda Velha, na região sul, o projeto arquitetônico do espaço possui uma área de preservação com acesso restrito, cujo objetivo é proteger a nascente, a flora e a fauna nativa. Entretanto, nas áreas liberadas ao público, a sua infraestrutura conta com playground, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, área de compostagem, viveiro-escola, auditório com 45 lugares e bancadas para trabalhos práticos.
O nome do local é uma homenagem à canção “Feitiço da Vila” do sambista carioca Noel Rosa que demostrava um carinho especial pelo bairro Vila Isabel, região onde nasceu e viveu durante 26 anos.
Com 38.124,96 m², sua vegetação é composta por áreas ajardinadas, bosques heterogêneos, brejo, vegetação ruderal e horta. Próximas ao córrego, seus principais destaques são: eucalipto (Eucalyptus sp.), ipê-de-jardim (Tecoma stans), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jangada-brava (Heliocarpus popayanensis), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), leucena (Leucaena leucocephala), mangueira (Mangifera indica), paineira (Ceiba speciosa) e a romãzeira (Punica granatum).
O registro da fauna do parque é exclusivamente de aves, ao todo já foram catalogadas 34 espécies, entre elas o quero-quero, rolinha, asa-branca, beija-flor-tesoura e pica-paus. Destacam-se cinco psitacídeos: a tiriba, o tuim, o periquito-rico, o periquito-de-encontro-amarelo e o papagaio.

HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
