Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022 | Horário: 17:35
Compartilhe:

Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi realiza evento para comemorar seu 17º aniversário

Celebração contou com a presença do filho e familiares do astrônomo que recebe o nome do local

No dia 30/12 o Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi completou 17 anos. Localizado no Parque do Carmo, zona leste da capital, é o segundo maior planetário da América do Sul (perdendo apenas para o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, que tem 3m de diâmetro a mais) e tem o céu estrelado mais brilhante do Brasil, com capacidade para projetar 9.100 estrelas.

Para festejar essa data foi realizado um evento com a participação de Tadeu Riberi, filho do astrônomo que dá nome ao espaço, e sua família. Foi feito um bate-papo no saguão e em seguida uma sessão de cúpula ao vivo, lembrando a história dos planetários de São Paulo e do Brasil.
 


Equipe e diretora do Planetário, Dinah Moreira Allen, recebem Tadeu Riberi, filho do astrônomo que dá nome ao local

Tadeu participou ativamente dessa história, já que quando tinha em torno de 15 anos, na década de 1960, assumiu a função de assistente do pai, atuando também como sonoplasta das sessões de cúpula e depois apresentando sessões ao vivo no Planetário do Ibirapuera, o primeiro aberto ao público do país, em 1957.

“Acácio Riberi foi uma figura fantástica e é um exemplo de vida para todos nós. Ele é a única pessoa que temos notícia de que aprendeu a ponto de ensinar astronomia após perder a visão. Ele estudou e exerceu a profissão de contador, mas após esse acontecimento precisou encontrar outro meio de sobrevivência. Naquela época não se falava em acessibilidade, mas o professor, médico, físico Aristóteles Orsini, principal idealizador do Planetário do Ibirapuera e da Escola Municipal de Astrofísica, o acolheu e deu todo apoio para que ele se integrasse à equipe do Planetário do Ibirapuera”, relata Dinah Moreira Allen, diretora do Planetário do Carmo.


Público acompanha bate-papo e sessão de cúpula

Para honrar o nome do espaço e o legado do professor Riberi, o tema acessibilidade está em pauta e seus representantes estão planejando e estudando tornar esse local acessível a todos os públicos.

Além das estrelas, a cúpula de 20m do planetário projeta os planetas do sistema solar, Via Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos. O equipamento desenvolve atividades relacionadas à astronomia de forma acessível, interativa e lúdica, de forma gratuita ou com ingressos populares. Oferece também visitas monitoradas a grupos escolares e realiza em média 20 atividades e 40 sessões de cúpula mensais. A programação mensal está disponível na página do Planetário.

 


Projeção do céu estrelado na cúpula do Planetário

collections
Galeria de imagens