Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023 | Horário: 16:28
Compartilhe:

Camada de Zoneamento Geoambiental da APA Capivari-Monos é disponibilizada no GeoSampa

A partir de agora ela está acessível para toda a população, que pode saber detalhes dessa Área de Proteção Ambiental - APA do extremo sul da capital, a primeira Unidade de Conservação - UC municipal da cidade de São Paulo

A camada Zoneamento Geoambiental da APA Capivari-Monos está agora disponível para o acesso público pelo GeoSampa, o portal que disponibiliza a base de dados oficiais dos terrenos da capital. Esta novidade facilita o acompanhamento de processos, pesquisas e consultas públicas.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), através dos dados da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), inseriu essa nova camada. Para acessá-la, siga o passo a passo entrando no site https://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/. A partir daí clique em Verde / Recursos Naturais > Parques e Unidades de Conservação - SVMA > APA Capivari-Monos > Zoneamento da APA Capivari-Monos. Os dados também podem ser baixados através do ícone “Download de Arquivos”. Outras camadas, referentes às UCs também serão incluídas no site.

Essa camada é a segunda iniciativa da parceria entre os portais Geosampa e GeoAmbiental com esse tipo de conexão e disponibilização de informações. Desde março de 2023, as informações sobre parques e unidades de conservação administrados pela SVMA, áreas sob responsabilidade de outras secretarias e do Governo do Estado, dados sobre Reserva Particular do Patrimônio Natural e Terras Indígenas já estão disponibilizadas através desse formato.

Geosampa - Zoneamento Geoambiental da APA Capivari-Monos

Para anunciar esta novidade, o Conselho Gestor da APA Capivari-Monos realizou nesta quarta-feira (9/8) uma reunião ordinária com a participação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e convidando representantes da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) para contextualizar o GeoSampa, sua importância, funcionalidade e aplicação dessa nova camada para a gestão.

Estão sendo pensadas oficinas para os conselhos gestores dessa e de outras UCs, como a APA Bororé-Colônia. Elas terão o objetivo de explicar o uso da plataforma para que possa ser cada vez mais utilizada de forma funcional e benéfica em prol das áreas verdes da cidade.

“Disponibilizar informações sobre o município para o cidadão, é colaborar para uma maior relação deste com a cidade e com suas respectivas políticas públicas de uso e ocupação do solo. E quando se trata de áreas protegidas, essa relação poderá agregar maior engajamento e participação nas ações de conservação da natureza”, relata o gestor da APA Capivari-Monos e biólogo da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC), Luccas Longo.

APA Capivari-Monos

O que é o GeoSampa?

O GeoSampa (geosampa.prefeitura.sp.gov.br) é o portal que, seguindo as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reúne dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles, aproximadamente 12 mil equipamentos urbanos, como os parques e as unidades de conservação, rede de transporte público, mapas geotécnicos e da vegetação da cidade, e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.

O portal é mantido pela SMUL, sob responsabilidade da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), e foi desenvolvido pela PRODAM (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município) sendo uma referência para cidades que buscam inteligência no tratamento de dados.

 

A reportagem contempla os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 15 (vida sobre a terra) e 17 (parceria em prol das metas).

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais 

    

collections
Galeria de imagens