Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 4 de Junho de 2025 | Horário: 10:00
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Nova camada do GeoSampa traz informações das praças e largos da capital paulista

CADPRAÇAS facilita o acesso público às informações sobre essas áreas verdes e reforça políticas de gestão da informação e planejamento urbano e ambiental
A imagem é uma captura de tela do GeoSampa, o mapa digital da cidade de São Paulo, disponibilizado pela Prefeitura. O mapa está com a camada “Cadastro de Praças e Largos” ativada, destacando em verde a localização dessas áreas em toda a cidade. A base cartográfica selecionada é a “Político-Administrativa”, mostrando os limites dos distritos paulistanos, com seus nomes claramente legíveis. O painel lateral direito permite a seleção de diversas camadas adicionais, como vegetação, habitação, sistema viário e infraestrutura urbana, entre outros. A visualização atual também destaca áreas de mananciais ao sul do município.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) implantou uma nova camada na Plataforma GeoSampa, o Cadastro de Praças e Largos da cidade (CADPRAÇAS), que compõem o Sistema Municipal de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres (SAPAVEL). A iniciativa é fundamental para a ampliação e preservação destes espaços disponíveis no território de São Paulo.

Elaborado pela Divisão de Informações Ambientais (DIA) da SVMA, o CADPRAÇAS traz pela primeira vez informações de cerca de 4.000 praças e largos da cidade, tais como código único de logradouro (codlog), área e perímetro, ampliando o acesso público aos dados sobre essas áreas verdes urbanas, de modo a fortalecer as políticas e ferramentas de planejamento e gestão ambiental.

O cadastro vem instrumentalizar e colaborar, também, na melhoria da governança local e compartilhada desses espaços nas 32 subprefeituras da cidade, possibilitando melhor controle das ações de zeladoria e a implementação de melhorias importantes para a ocupação e fruição desses espaços.

As informações disponibilizadas têm importante papel na gestão qualificada das informações sobre esses espaços, relacionando e consolidando diferentes cadastros técnicos da Prefeitura, e são resultado da implementação da Ação 59 do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL), documento estratégico que define uma política de gestão e de provisão de áreas verdes públicas, bem como de proteção do patrimônio ambiental da cidade de São Paulo.

Para acessar as informações do CADPRAÇAS, o usuário deve entrar no site do GeoSampa, acionar o menu “Camadas”, localizar a categoria “Verde e Recursos Naturais” e selecionar a opção “Cadastro de Praças e Largos”. Uma vez habilitado, basta clicar sobre uma área do mapa utilizando a ferramenta “Obter informação da camada” (botão "i" disponível no menu lateral esquerdo) para visualizar os dados da praça ou largo correspondente. O CADPRAÇAS está disponível, no momento, apenas para visualização. Em breve, a camada estará disponível também para download. 

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a Plataforma GeoSampa concentra o Mapa Digital da Cidade (MDC), que reúne mais de 500 camadas de dados georreferenciados sobre a capital, abrangendo temas como, entre outros, cadastros fiscais, recursos naturais, sistema viário, rede de drenagem e equipamentos públicos.

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas   O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado

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 logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social. ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

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