
Vivência • Presencial
Observação Solar com Telescópio
Data: 06/12/2025 a 28/12/2025. Sábado;Domingo.
Horário: 14:00 às 15:00.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
Descrição
Ao contrário das outras estrelas, podemos observar mais detalhes do Sol, por ele estar bem mais próximo. Mas você sabe qual é a cor do Sol? Sabe que de vez em quando aparecem manchas escuras no disco solar? Observar o Sol sem proteção oferece um grande risco à visão, mas aqui você poderá observá-lo de forma totalmente segura, usando um telescópio com filtro potente e um "sunspotter". IMPORTANTE: A realização da atividade está sujeita às condições meteorológicas favoráveis. Em caso de céu nublado, chuva ou onda de calor extrema, a atividade será cancelada.
Objetivo
Encantar as pessoas fazendo com que elas observem o Sol através de um telescópio.
Metodologia
Bibliografia
Conteúdo programático
Coordenação
Dinah Moreira Allen
Facilitação
Luís Henrique Sinki Kadowaki
Bacharel em Física com habilitação em Astronomia pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), Mestre e Doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP). Ocupou posições de pós-doutorado no IAG-USP e na Universidade Marie Curie-Skłodowska (Lublin/Polônia), nas áreas de Astrofísica de Altas Energias e Física Solar. Autor e coautor de 13 artigos científicos. Realizou estágios na Universidade de Princeton (Princeton/EUA) e na Universidade Católica de Leuven (Leuven/Bélgica). Atuou em diversas atividades de educação e popularização de Ciência e Tecnologia (C&T) na USP, com destaque na organização do curso de extensão universitária "Astronomia, uma visão geral", entre 2017 e 2019. Ocupou o cargo de professor no Planetário Professor Aristóteles Orsini (no parque do Ibirapuera), entre 2016 e 2017. Atualmente é planetarista da DPM/UMAPAZ/SVMA no Planetário Municipal do Carmo Prof.º Acácio Riberi.
Giovanna Carvalho de Morais
Formada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de São Paulo, com ênfase em tecnologia educacional e uso e desenvolvimento de jogos para divulgação científica e ensino de astronomia. Durante a minha formação, realizei pesquisa em Astrofísica Estelar e cursos de extensão na área da astronomia, o que me motivou a elaborar um jogo que fosse uma representação lúdica do processo de formação de estrelas. Continuo trabalhando com desenvolvimento e divulgação de jogos educativos pois acredito no potencial que eles têm em espaços como salas de aula e o próprio planetário. No planetário, além de realizar atendimento em visitas guiadas e sessões de cúpula, sou responsável por supervisionar os espaços e a equipe, promovendo atividades de integração e uso do local para divulgação da astronomia.
Catarina Teslenco Cristineli Castro Pires
Formada em Física (bacharel) pela Universidade Estadual Paulista (IGCE-UNESP) e atualmente finalizando a modalidade de Licenciatura na mesma. Durante a graduação realizeou pesquisas em Astroquímica e Física de ondas gravitacionais, assim como foi bolsista CAPES e PIBID. Participou de monitorias em projetos de extensão como o “Astrominas” (USP); e também teve a oportunidade de participar de cursos de extensão na EPM-UNIFESP, FEG-UNESP e INPE, nas áreas de Biofísica, Dinâmica Orbital e Astrofísica, respectivamente. Foi monitora estagiária no Planetário Municipal do Carmo Professor Acácio Riberi nos anos de 2024 e 2025 e hoje integra a equipe de professores/supervisores do mesmo pela DPM/UMAPAZ/SVMA.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.
Vagas: Livre.
Endereço: R. John Speers, 137 - Planetário Municipal do Carmo - Prof. Acácio Riberi.
Para esta atividade, não é necessário realizar inscrição prévia. Você pode participar livremente, basta comparecer no local e horário programados.
