Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Exibindo 1 para 1 de 3

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO DIÁLOGO

Oficina • Online

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO DIÁLOGO

Data: 04/03/2026 a 10/03/2026. Quarta-feira;Sexta-feira;Terça-feira.
Horário: 09:30 às 12:30.

Inscreva-se

Descrição

O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora. (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.
A Oficina de Introdução ao Diálogo visa apresentar a metodologia do Diálogo na visão de David Bohm (1917-1992), físico quântico norte-americano, abordando os principais conceitos que sustentam a sua prática, através de exposição e vivências. Composta por três encontros, esta Oficina é um pré-requisito para participar do Grupo Experimental de Diálogo e do Círculo de Estudos de Diálogo, atividades que ocorrem de forma permanente, a cada semestre.

Objetivo

Possibilitar às pessoas interessadas uma apreensão inicial sobre o diálogo proposto por David Bohm, ao mesmo tempo gerar estímulo para a vivência da prática diálógica em grupo e o aprofundamento deste conhecimento.
 

Metodologia

Exposição dialogada e vivências.

Bibliografia

BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência (editado por Lee Nichol). Tradução por Humberto Mariotti. São Paulo: Palas Athena, 2005.
 

Conteúdo programático

· Conceituação
· Diálogo e significado: David Bohm
· Principais objetivos do diálogo
· Atenção, observação e pensamento
· As condições para o diálogo
· Exame e suspensão de pressupostos
· Diálogo e o ouvir: o sentido da escuta
· Diálogo e o compartilhamento de significados
· Estratégias para o diálogo

Coordenação

Mirian Mayumi Okada

Facilitação

Márcia Amélia Moura

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP/São Paulo/SP, Educadora ambiental, Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ. Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas em conhecer e experimentar o diálogo proposto por D. Bohm, a auto-observação, a capacidade de escuta e a compartilhar significados. A Oficina destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade

Vagas: 40.

Endereço: Outra - Outra.

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência de 100% (3 encontros) e obtiverem o Conceito Satisfatório na avaliação da sua participação.

Seleção: Sim.

Plataforma: Microsoft Teams.

Dias da semana: 04, 06 e 10/03/26

collections
Galeria de imagens