Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque da Cidade Tiradentes celebra o Dia da Consciência Negra com programação especial nesta quinta-feira (20)
Foto: Daniel Reis
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) promove, nesta quinta-feira (20), uma programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, reunindo música, dança, manifestações culturais e atividades comunitárias em um dos espaços mais simbólicos da Zona Leste dedicado à valorização da memória e da ancestralidade afro-brasileira: o Parque da Consciência Negra.
As atividades começam às 7 horas, com uma grande Caminhada, e seguem durante a manhã com apresentações do Baque CT com o Cortejo de Maracatu, e o som do DJ Nego. No período da tarde, o parque recebe as apresentações do Grupo Babalotim, com danças afros, de Pagode dos Gêmeos, com participação dos artistas Vellaz 10, Sombra SP e cantor Yel. Para encerrar, o MC Nego Blue sobe ao palco para celebrar este dia especial,
A ação busca celebrar a resistência do povo negro, estimular a reflexão histórica e fortalecer a presença da cultura afro-brasileira no território, além de também celebrar os 16 anos do parque que recentemente recebeu investimento de R$4 milhões para ampliar o conforto e o acesso da população.
“Realizar essa programação neste parque tem um significado especial. Ele nasceu de uma mobilização da população negra e segue como espaço de memória e expressão cultural. Cada ação realizada neste espaço reforça uma política pública que reconhece, valoriza e dá visibilidade à cultura negra. Estamos empenhados em manter os parques como locais de encontro, aprendizado e celebração da diversidade”, ressalta o titular da pasta, Rodrigo Ashiuchi.
Com 118.530,62 m², o parque tem origem em uma forte articulação de movimentos negros paulistanos, que reivindicaram um espaço voltado à celebração de Zumbi dos Palmares e ao diálogo entre cultura afro-brasileira e meio ambiente. A área abriga vegetação composta por eucaliptal, brejo e remanescentes de Mata Atlântica em regeneração, somando 69 espécies vasculares registradas. Na fauna, já foram observadas 113 espécies, incluindo aves endêmicas e até registros ocasionais de tucano-de-bico-preto, espécie ameaçada de extinção
Programação
07 horas – Caminhada da Consciência Negra
09 às 17 horas – DJ Nego
11 horas – Baque CT Cortejo do Maracatu
13 horas– Grupo Babalotim (Dança Afro)
15 horas – Pagode dos Gêmeos convida: Vellaz 10, Sombra SP e cantor Yel
16h20 – MC Nego Blue
17 horas – Encerramento
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



