
Curso • Presencial
Práticas de Comunicação para Superar a Polarização nos Diálogos
Data: 09/10/2025 a 11/12/2025. Quinta-feira.
Horário: 09:00 às 12:00.
Descrição
Diferenciar intenção de conexão x intenção de convencer, Identificar reações automáticas ao confronto (fuga, ataque, congelamento), praticar a expressão de discordância com empatia, ampliar a escuta para além de rótulos e julgamentos, reconhecer as necessidades por trás de opiniões divergentes.
Objetivo
Fortalecer a capacidade de escuta, expressão e presença em conversas difíceis e polarizadas, desenvolvendo habilidades para sustentar o desacordo de forma respeitosa, empática e transformadora.
Metodologia
Aula expositiva dialogada e problematizadora, rodas de conversa, leitura e discussão de textos, exercícios teóricos e práticos, apresentação de vídeos.
Bibliografia
BOHM, David. Diálogo: comunicação e criatividade. São Paulo: Cultrix, 2010.
MINDELL, Arnold. Sitting in the Fire: Large Group Transformation Using Conflict and Diversity. Portland: Lao Tse Press, 1995.
PRANIS, Kay; STUART, Barry; WEDGE, Mark. No coração da esperança: guia para a prática dos Círculos de Construção de Paz. São Paulo: Palas Athena, 2015.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
TASSINARI, Christian Dunker; MAURO, Cláudio Thebas. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
TAVRIS, Carol; ARONSON, Elliot. Os erros dos nossos erros: o poder do autoengano. São Paulo: BestSeller, 2020.
WHITNEY, Diana; TROSTLE, Amanda. Investigação apreciativa: colaborando para a mudança. São Paulo: Cultrix, 2003.
ZWEIG, Connie; ABRAMS, Jeremiah (Orgs.). Ao encontro da sombra: o poder do lado oculto da natureza humana. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Cultrix, 1995.
Conteúdo programático
- Psicologia Junguiana: sombra e polarização dos arquétipos
- Falhas cognitivas
- Condições necessárias para o diálogo, tipos de escuta
- Comunicação Não-Violenta: relação de poder com e poder sobre, comunicação que bloqueia o diálogo e causa conflitos, sentimentos e necessidades.
- Práticas de Justiça Restaurativa
- Práticas de Investigação Apreciativa
- Práticas de Democracia Profunda
Coordenação
Cerise Goldman Batistic
Facilitação
Marina De Martino Roberto
Educadora, formada em Letras e Pedagogia com foco em Educação Democrática. Especialista em Arteterapia Junguiana pela UNIP. Atualmente cursando especialização em Pedagogia Social na USP. Co-criadora da Comunidade Dedo Verde, casa/empresa colaborativa com base nos princípios da Comunicação NãoViolenta. Estudante, praticante e facilitadora de grupos de Comunicação Não-Violenta há 8 anos, tendo participado de diversos cursos no Brasil e na Europa. Facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa formada pelo CEDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo). Facilitadora de cursos, palestras, vivências e treinamentos de Comunicação Não-Violenta, Justiça Restaurativa e Cooperação em diversas instituições públicas e privadas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


















Sobre
Público: Público em geral
Vagas: 50.
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268, Vila Mariana.
Datas: 09/10; 23/10; 13/11; 27/11; 04/12; 11/12; quinta feira
Horário: 09:00 às 12:00 horas