Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo anuncia novo compromisso para combater os impactos na saúde causados pelo aumento das temperaturas, como parte da com a rede global Parceria para Cidades Saudáveis
Fotografia por: Daniel Reis
A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Relações Internacionais (SMRI), anuncia um novo projeto para enfrentar os impactos das altas temperaturas na saúde da população, por meio de análise de dados, mapeamento, oficinas técnicas, desenvolvimento de estudos e outras ações. O projeto conta com o apoio da Parceria para Cidades Saudáveis, uma rede global composta por 74 cidades comprometidas em criar centros urbanos mais saudáveis, seguros e equitativos, por meio da redução da prevalência de doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões.
O estresse térmico é atualmente a principal causa de mortes relacionadas ao clima em todo o mundo. Para idosos, determinados moradores de baixa renda e pessoas com DNTs, como asma, diabetes e doenças cardíacas, o risco de adoecimento ou morte é especialmente elevado.
O projeto de São Paulo, alinhado à Ação 60 do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Abertos, garante investimentos em infraestrutura e equipamentos para apoiar a coleta de dados e informações climatológicas e de saúde, com o objetivo de reduzir doenças e mortes causadas pelo calor. Esses esforços levarão em consideração os diversos padrões urbanos, socioeconômicos e climáticos da cidade para subsidiar a tomada de decisões em políticas públicas e em outros projetos.
Como parte da iniciativa, serão instalados equipamentos para medir temperatura, umidade do ar e velocidade do vento, com o objetivo de monitorar as condições térmicas e identificar riscos à saúde. A escolha dos locais será baseada em dados climáticos e de saúde, bem como no engajamento com moradores e instituições locais, para orientar ações voltadas ao enfrentamento do calor e à promoção do conforto térmico.
A SVMA realizará uma série de discussões sobre os impactos das altas temperaturas e estratégias de adaptação em São Paulo, promovendo a troca de experiências entre universidades e gestores públicos. Os encontros abordarão temas como impactos do calor na saúde, planejamento do uso do solo, eventos de calor extremo e o papel das áreas verdes no fornecimento de conforto térmico.
“A mudança climática já é uma realidade, e as altas temperaturas afetam de forma desproporcional à população. Com essa iniciativa, vamos aprimorar nossa capacidade de compreender o problema e agir de forma mais eficaz, usando parques e áreas verdes como aliados estratégicos para oferecer conforto térmico à cidade,” disse Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e do Meio Ambiente.
“Um dos grandes objetivos desta gestão é deixar um legado para a cidade e para a nossa população em termos de saúde e qualidade de vida. Por isso, essa iniciativa é tão importante — ela nos ajuda a entender e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, abrindo caminho para um futuro cada vez mais sustentável,” acrescentou Angela Gandra, secretária de Relações Internacionais.
“As ondas de calor extremo que estão sendo vivenciadas ao redor do mundo têm um efeito devastador sobre a saúde dos moradores urbanos, mas São Paulo claramente está preparada para enfrentar o desafio. O compromisso da cidade em desenvolver soluções equitativas, baseadas em dados e na participação local, fará toda a diferença na proteção da saúde dos seus habitantes,” disse Ariella Rojhani, diretora da Parceria para Cidades Saudáveis.
Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis
A Parceria para Cidades Saudáveis é uma rede global de prestígio composta por 74 cidades comprometidas em salvar vidas por meio da prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a organização global de saúde Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades ao redor do mundo implementem políticas públicas de alto impacto ou intervenções programáticas para reduzir as DNTs e lesões graves em suas comunidades. Para mais informações, visite: https://cities4health.org.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk