Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 6 de Outubro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo inaugura Bosque das Nações no Parque Ibirapuera

Iniciativa reúne 23 consulados com o plantio de espécies nativas de cada um dos países participantes, reforçando a cooperação internacional da cidade
Na imagem, um grupo de autoridades e representantes consulares participa da inauguração do Bosque das Nações, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. No centro, há uma placa azul com o nome do projeto e as bandeiras dos países envolvidos. O evento simboliza a cooperação internacional e a valorização da diversidade cultural por meio do plantio de espécies nativas de diferentes nações.  Entre os presentes, estão diplomatas, representantes da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), além da mascote em formato de capivara, que traz um toque simbólico e descontraído à cerimônia.
Foto: Acervo SVMA/ Daniel Reis

A Praça da Paz - Rita Lee , localizada no Parque Ibirapuera, ganhou nesta segunda-feira (06) um novo espaço simbólico e representativo: o Bosque das Nações. A iniciativa reuniu 23 consulados que, em parceria com as Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Relações Internacionais (SMRI), realizaram o plantio de mudas de espécies ligadas à cultura e à natureza de seus respectivos países.

O bosque foi criado como um gesto de cooperação internacional e de valorização da diversidade, reforçando a importância da preservação ambiental e da união entre os povos em torno de um objetivo comum: o cuidado com o planeta. Para cada país participante, uma árvore representativa foi escolhida e plantada na área, simbolizando não apenas a identidade de cada nação, mas também o compromisso coletivo com as futuras gerações.

O espaço escolhido para a ação surgiu em homenagem às comemorações relacionadas à paz mundial na década de 60. Na época, para representar a integração entre os povos do planeta, foram plantadas espécies vegetais dos cinco continentes do mundo, que podem ser encontradas por lá até hoje, e que agora, com o Bosque das Nações, reforça o seu propósito de união. 

Integram a iniciativa o Consulado-Geral da Hungria, com o plantio da espécie Robinia Pseudoacacia; o Consulado Honorário da Moldova, com o Ipê Branco; o Consulado-Geral do Líbano, com o Cedro-do-Líbano; o Consulado-Geral da Turquia, com a romã; o Consulado-Geral da Polônia, com o Carvalho Europeu; a Embaixada do Azerbaijão, também com romã; o Consulado-Geral da Suíça,  a sibipiruna; o Consulado-Geral da Itália, com oliveiras; o Consulado-Geral do Paraguai, com o Tajy Poty Amarillo; o Consulado-Geral da Colômbia, com o ipê-amarelo; e o Consulado-Geral da Bélgica, com o Carvalho Europa.

Também estão presentes o  Consulado-Geral dos Países Baixos e o Consulado-Geral da Áustria, ambos representados com a espécie do Carvalho Europeu (Quercus robur); além do Consulado-Geral do Japão, com a cerejeira (sakura); o Consulado-Geral da Alemanha, com o Carvalho Europeu; o Consulado-Geral do Canadá, com o Red Maple (Acer rubrum); o Consulado-Geral do México, com o Jacarandá; o Consulado-Geral da Grécia, com a oliveira comum; o Consulado-Geral da República Tcheca, com a Malus Domestica; e o Consulado-Geral da França, com o Carvalho Europeu.

Na imagem, um trabalhador da empresa Amlurb prepara o solo para o plantio de uma muda no Bosque das Nações, no Parque Ibirapuera. A ação faz parte da iniciativa promovida pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com consulados, para representar simbolicamente diferentes países por meio de espécies nativas e fortalecer o compromisso ambiental e diplomático da cidade.
Foto: Acervo SVMA/ Daniel Reis

"Em um ano de COP30, São Paulo envolveu a cidade em reflexão e ação, rumo à sustentabilidade. Neste sentido, buscamos também soluções naturais e simples como o plantio de árvores e ao mesmo tempo, com foco na sustentabilidade das relações humanas, hoje, tão importantes para o mundo. Decidimos constituir um Bosque das Nações, com exemplares de árvores dos países que fazem parte da nossa narrativa, simbolizando a paz que tanto desejamos", afirma a secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra.

O espaço passa a ser um lugar de contemplação, convivência e valorização da natureza e da diversidade cultural. Com o Bosque das Nações, São Paulo reafirma seu compromisso com o Meio Ambiente, somando-se às ações de incremento que já resultaram em mais de 90 mil novas árvores, somente em 2025. Tais esforços se alinham com a agenda global da sustentabilidade e antecipam o espírito da COP 30, que terá o Brasil como sede.

“O Bosque das Nações representa a união pelo cuidado com o meio ambiente e a valorização da diversidade natural. Cada árvore plantada aqui reforça o laço de amizade e de compromisso com as futuras gerações que tanto prezamos na administração municipal”, destacou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

O segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado    A imagem mostra o ícone da ODS 16 "paz, justiça e instituições eficazes", representada por um ícone azul escuro, com o desenho de uma pomba segurando um ramo em seu bico, em cima de um martelo de juiz    A imagem mostra o ícone da ODS 17 “parcerias e meios de implementação”, representada por um ícone azul escuro, com um símbolo composto por 5 círculos

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

collections
Galeria de imagens